Tempo de leitura: 3 minutos
Apesar do déficit em relação ao mês anterior, setembro também foi um mês extremamente positivo para o setor automotivo em relação ao ano passado.
Os números não mentem, o crescimento no emplacamento de automóveis foi de quase 30% em relação ao mesmo período de 2016.
No nosso top 20 dos mais vendidos, muitas surpresas e trocas de posicionamento. Vamos conferir as novidades?
Top 20 dos mais vendidos de setembro
Para começo de história, a grande surpresa desse top 20 foi a estreia surpreendente do Renault Kwid.
O subcompacto consegui uma façanha que já há um bom tempo não acontecia: a retirada do segundo lugar do Hyundai HB20, modelo extremamente consolidado e que permaneceu na cola do líder Chevrolet Onix por diversos meses consecutivos. Não foi fácil, mas a montadora francesa conseguiu emplacar 10.358 unidades só nesse primeiro mês de estreia, deixando o coreano em terceiro lugar.
Ainda entre os destaques positivos do top 20, o Fiat Argo, outro estreante bem posicionado, que subiu 4 posições, fechando o mês como o 10º carro mais vendido. Outro modelo da FCA a se dar bem foi o Jeep Compass que também ganhou 4 colocações e foi parar na 9ª posição.
O VW Voyage (+3), o Nissan Kicks (+2) e o Renault Logan (+1) também subiram no ranking e terminaram setembro em 12º, 16º e 18º lugares, respectivamente.
O último destaque positivo ficou com o Ford Ecoesport que, depois de quedas bruscas, voltou ao top 20, na penúltima vaga (19).
Mas nem tudo são flores. Apesar da consolidação dos Ford Ka (3º), Toyota Corolla (6º) e Fiat Uno (17º) em suas respectivas colocações, alguns modelos sofreram déficits enormes.
Foi o caso do Jeep Renegade que, caindo expressivos 10 lugares, quase ficou fora do ranking, fechando o balanço como 20º mais vendido.
O Fiat Mobi que ainda varia muito no top 20 também voltou a descer, saindo do 8º para o 14º (-6) lugar.
O mês também não foi profícuo para os modelos Renault Sandero (-4), Hyundai Creta (-3), VW Gol (-2), Honda HRV (-2) e Chevrolet Prisma (-1).
Todavia, essas perdas não se comparam às das duas versões do Toyota Etios, o Etios HB e o sedan, que terminaram, ambos, fora do rol dos mais vendidos.
Já no reino dos comerciais leves, a manutenção já esperada dos 3 primeiros lugares, Fiat Strada, Fiat Toro e VW Saveiro.
Chevrolet S10 e Toyota Hillux ainda disputam o 4º lugar, com nova troca de posições e vantagem da picape americana.
Enquanto a Ford Ranger se manteve estável na 6ª posição, a VW Amarok (-2) caiu para acomodar tanto a Chevrolet Montana (7º) como a Fiat Fiorino (8º).
A Mitsubishi L200 fechou o top 10 dos comerciais leves mais vendidos.
Confira o rol completo dos nossos top 20 e top 10.
Top 20 dos automóveis
1º GM/ONIX – 17.236
2º RENAULT/KWID – 10.358
3º FORD/KA – 8.727
4º HYUNDAI/HB20 – 8.530 (-2)
5º GM/PRISMA – 6.123
6º TOYOTA/COROLLA – 6.036
7º VW/GOL- 6.026
8º VW/FOX/CROSS FOX – 4.860
9º JEEP/COMPASS – 4.177
10º FIAT/ARGO – 4.124 (+4)
11º RENAULT/SANDERO – 3.967
12º VW/VOYAGE – 3.823
13º HONDA/HR-V – 3.780
14º FIAT/MOBI – 3.602
15º HYUNDAI/CRETA – 3.466
16º NISSAN/KICKS – 3.448
17º FIAT/UNO – 3.194
18º RENAULT/LOGAN – 3.191
19º FORD/ECOSPORT – 3.159
20º JEEP/RENEGADE – 3.009 (-10)
Top 10 dos comerciais leves
1º FIAT/STRADA 4.621
2º FIAT/TORO 3.918
3º VW/SAVEIRO 3.292
4º GM/S10 2.866
5º TOYOTA/HILUX 2.694
6º FORD/RANGER 1.500
7º GM/MONTANA 1.397
8º FIAT/FIORINO 1.110
9º VW/AMAROK 999
10º MITSUBISHI/L200 739
Conheça o portal de veículos do Grupo Líder, acesse www.carlider.com.br