Tempo de leitura: 3 minutos

Dúvida muito comum das pessoas na hora de trocar de carro é quanto às vantagens e desvantagens de escolher um carro zero básico ou um carro seminovo recheado de itens de tecnologia e conforto.
Deixando de lado aqueles que não abrem mão do veículo sem uso por convicção, o comportamento mais comum é comparar os modelos dessas duas categorias em uma mesma faixa de preço e tomar uma decisão racional. Mas o que o comprador deve realmente considerar diante desse tipo de escolha?
Veja nossas dicas.
O que você precisa?
Depois de avaliar se o momento é adequado para a troca do carro é preciso se decidir sobre o que você realmente precisa e deseja.
Esse é o instante de considerar o tamanho da família, se você faz viagens constantes, se o carro é apenas para o dia-a-dia ou viagens, se você trafega em ambientes urbanos ou precisa encarar terrenos muito irregulares, já que todas essas características influenciam a escolha do carro.
Para quem dirige regularmente por estradas, por exemplo, potência, segurança e estabilidade são itens indispensáveis e que, normalmente, serão encontradas nos carros mais completos, com maior motorização e cartela de equipamentos. Nesse caso, de maneira geral, um carro 1.0 básico, mesmo novo, não seria a melhor opção, pois o motorista encontraria dificuldades em ultrapassagens, sem falar do comprometimento da segurança.
Por outro lado, o zero básico pode ser uma boa pedida se o objetivo do carro é transporte econômico e rápido para o dia-a-dia, já que ele oferece ,além da economia, praticidade.
Pergunte-se, ainda, qual o tipo de veículo adequado para você (hatch, sedã, SUV, SW etc); se você aceita um carro sem ar-condicionado ou direção hidráulica; quais itens de conforto são fundamentais; se ter um consumo de 20% a mais de combustível pode comprometer suas finanças em médio e longo prazo etc.
Saber sua necessidade é o primeiro passo para se decidir.
Vantagens e desvantagens
Um dos maiores desafios na escolha entre um seminovo completo e um carro zero básico é justamente determinar o custo-benefício de cada opção sabendo que, em muitos casos, sacrifícios serão feitos.
Em tempos de economia, por exemplo, a compra de um carro novo pode envolver sacrifício de dinheiro e conforto, enquanto a de um carro seminovo, pode implicar sacrifício de segurança e de tempo de utilização.
Colocar no papel as vantagens e desvantagens das opções pode fazer toda a diferença durante o processo.
Entre as vantagens mais evidentes dos veículos novos estão, portanto, confiabilidade mecânica e plena vida útil. Saber que todos os componentes estão em bom funcionamento, conforme previsto pelo fabricante é segurança que muitos compradores consideram indispensável. Outra tranquilidade do zero básico são os reduzidos gastos com manutenção, apenas os recomendados para a conservação.
Finalmente, o carro zero ainda leva vantagem quanto à procedência e documentação, ficando o proprietário livre de multas ou pendências jurídicas.
Já quanto ao seminovo, a principal vantagem é uma melhor equação em termos de preço e lista de equipamentos.
É justamente para ter um carro mais potente e completo, isto é, com itens de tecnologia embarcada e conforto, a preço de zero “pelado”, que as pessoas escolhem a categoria. Uma pesquisa rápida na internet e já é possível encontrar boas opções com preço em conta.
Os seminovos ainda levam vantagem no quesito desvalorização. Sabe-se que o ano de maior desvalorização do carro é sempre o primeiro de uso, até que a taxa se estabiliza e deixa de ser tão acentuada. Em comparação, o dinheiro perdido em um ano com um carro novo poderia ser utilizado, ao revés, para uma boa manutenção e revisão geral de um seminovo após a compra. Então não deixe de considerar essa opção.
De uma maneira ou de outra, considerando um carro zero ou seminovo, pesquisar e ter consciência financeira serão determinantes para uma boa escolha.
Conheça o portal de veículos do Grupo Lider, acesse: www.carlider.com.br