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O lançamento do Novo Polo fica cada vez mais próximo (previsão é novembro) e já tem muita gente esperando para conferir o hatch pessoalmente.
Considerado como um novo concorrente do Fiat Argo e GM Onix, o Novo Polo promete esbanjar em dirigibilidade e desempenho.
Reunimos tudo que já se tem falado sobre o modelo, bem como as estimativas de preço.
Vamos conferir?
Estrutura e desempenho do Novo Polo
Estrutura
Montado sobre uma variação da plataforma MQB, utilizada para o Audi A3 e o próprio Golf, o Novo Polo é um hatch maior que as versões anteriores do modelo, apresentando 4 m de comprimento e 2,56 m de distância entre-eixos, além de ser mais largo, com 1,75 m.
Parte expressiva das tecnologias incorporadas no Polo está associada à nova plataforma modular MQB-A0, que facilita o compartilhamento de componentes e sistemas eletrônicos de segmentos superiores da VW.
Outro destaque da estrutura do Novo Polo é o reforço nas portas (a VW utilizou duas chapas internas) e o coeficiente aerodinâmico invejável, de 0,34 Cx. Essas características contribuíram decisivamente para que o Novo Polo se tornasse um carro com baixo nível de ruído na cabine, proporcionando maior conforto aos ocupantes.
Vale ressaltar que o coeficiente aerodinâmico em veículos influencia vários fatores importantes, além do nível de ruído, como a velocidade final alcançada, a circulação de ar na cabine, o consumo e a própria refrigeração do motor.
O Novo Polo também sofreu a chamada tropicalização, isto é, a adaptação para as características de um novo país ou mercado. Em especial, a adoção da barra estabilizadora dianteira mais grossa (diâmetro maior em 2cm) e o ajuste especial no sistema misto de suspensão (com McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira), deixando o conjunto 20 mm mais alto se comparado ao europeu.
Esse ajuste da suspensão tem sido, inclusive, um dos pontos elogiados nos testes rápidos do carro, já que conseguiu deixar o carro macio, com boa resposta ao passar por irregularidades (sem socos), super adequado ás características do asfalto brasileiro.
Motor e dirigibilidade
O Novo Polo terá tanto motor aspirado como turbo. A previsão é que a versão de entrada, Trendline, ofereça o 1.0 aspirado, de 84 cv de potência e 10,4 kgfm de torque, assim como a opção do 1.6 MSI, ainda aspirado, com potência de 117 cv e torque de 16,5 kgfm.
Nas duas versões mais caras, Confortline e Highline o Polo seria equipado com o motor 1.0 TSI de 3 cilindros atualizado, com desempenho de 128 cv e 20,4 kgfm a 1.500 rpm no etanol. A nova configuração do TSI, batizada de 200 TSI (em referência aos 200 Nm de torque) é a versão desse motor mais potente já apresentada pela VW e vem acompanhada da transmissão automática de 6 velocidades. O casamento é feliz, segundo alguns testes realizados, já que as trocas são rápidas e com boa resposta aos comandos nas borboletas do volante.
O desempenho da versão TSI é notável, com pontos em dirigibilidade por ter uma faixa de torque máximo em rotações mais baixas, o que é traduzido para o motorista como uma sensação de rapidez e força.
Ela é a única versão a ser equipada com freios a disco nas 4 rodas, tornando o Novo Polo o primeiro modelo compacto a excluir o freio a tambor no eixo traseiro.
Como se sabe, as vantagens do freio a disco são frenagem mais suave e, ao mesmo tempo, eficiente, bem como a dispersão mais rápida do calor.
Tecnologia Embarcada e Conforto
Uma análise rápida do Novo Polo nos leva a considerá-lo, em muitos sentidos, um pequeno Golf. Além de características estéticas semelhantes ao hatch médio e o uso da plataforma MQB, o Polo também é equipado com uma lista recheada de tecnologia embarcada e se posicionará igualmente no mercado, para as versões TSI, como um hatch premium.
Todas as versões do Novo Polo contarão com direção elétrica, ar-condicionado, suporte para celular no painel com USB, computador de bordo, vidros e travas elétricos, sistema isofix, 4 airbags e sistema M-ABS. Este, mais moderno, inclui no já conhecido sistema ABS a possibilidade de intervenção no gerenciamento do motor para evitar o travamento das rodas. Basicamente, o sistema consegue analisar, através das informações enviadas pelos sensores, a probabilidade de travamento/patinação das rodas e, quando necessário, envia um comando para o fechamento parcial das válvulas para reduzir o torque de tração, impedindo esse travamento.
Complementam o M-ABS os sistemas EBD (Distribuição Eletrônica de Frenagem), o TC (Controle de Tração), ESS (Sinal de Frenagem de Emergência) e MSR (Controle do Efeito Freio Motor).
Outra tecnologia disponível relacionada à segurança do veículo é o controle eletrônico de estabilidade (ESC) que, infelizmente, será item de série apenas no Novo Polo com motor TSI e opcional para os motores aspirados.
Acesso e partida sem chave, acendimento automático de faróis, sensores de estacionamento, ar-condicionado digital, rebatimento elétrico dos retrovisores, dentre outras tecnologias também estarão disponíveis nos pacotes opcionais.
Entre os destaques do interior do modelo, o que mais chama a atenção é o super display eletrônico no painel da versão top: o Active Info Display é um quadro de instrumentos digital personalizável com tela de 10,3 polegadas que exibe gráficos em 2D e 3D. Será possível visualizar as informações que você deseja, como mapas, música, autonomia, consumo e muito mais.
Ele se comunica com a central multimídia, sendo disponível a Discover Media, na versão top, sensível ao toque com sensor de aproximação e que oferece, em uma tela de 8 polegadas, ampla conectividade com smartphones através do App-connect (Android Auto, Apple CarPlay e Mirrorlink), conexão bluetooth para até 2 celulares, 3 entradas USB, incluindo uma para o banco traseiro, além do GPS integrado.
O novo cluster digital da VW, para a versão Highline do Polo utiliza os sistemas e interfaces mais modernos da VW e até mesmo dos atuais modelos da Audi.
Em versões mais simples, o quadro de instrumentos segue o padrão VW, com mostradores analógicos de fácil visualização, ficando o velocímetro à direita e o conta-giros à esquerda, com o computador de bordo ao centro, todos de iluminação branca.
Além de toda a tecnologia disponível, o Novo Polo ainda oferece bom espaço interno e conforto, com bancos que abraçam os ocupantes e os mantém na posição durante curvas, já que apresenta apoios laterais eficientes e espuma de boa densidade.
A única ressalva aqui é o revestimento dos bancos, que poderia vir de série em couro, mas a Volks resolveu deixá-lo como opcional.
Para o motorista, a regulagem da altura do banco é milimétrica e o ajuste de altura e profundidade do volante é amplo, permitindo conforto maior ao dirigir. O espaço para as pernas é bom, mas menor que a do Golf, como era de se esperar.
Versões e Preços
As previsões apontam que o Novo Polo tenha um preço inicial na faixa dos 50 mil reais, podendo chegar a quase 76 mil reais na versão top, com tudo que se tem direito.
Entretanto, será possível encontrar uma versão intermediária TSI com câmbio automático, por aproximadamente 65 mil, com boa lista de equipamentos adicionais, como: controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, sensor de estacionamento traseiro, computador de bordo I-System, central multimídia Composition Touch, tomada USB para o banco traseiro, volante multifuncional, faróis de neblina com cornering light, retrovisores laterais com ajuste elétrico e luz de seta integrada, lanternas traseiras escurecidas e rodas de liga leve 15”.
Na versão topo de linha, Polo 200TSI Highline, o modelo ainda é equipado, dentre outros, com ar-condicionado digital, chave presencial e partida por botão, porta-luvas refrigerado, iluminação diurna com LED, piloto automático, volante em couro e detalhes no painel em black piano.
A VW ainda vai disponibilizar pacotes opcionais como o Tech High (por volta dos 2.800 reais), que adiciona o monitoramento de pressão dos pneus, ajuste variável de espaço no porta-malas, câmera de ré, sensores dianteiro e traseiro de estacionamento, detector de fadiga, farol de ajuste automático, freio anti-colisão, sensores crepuscular e de chuva e central multimídia com GPS e comando de voz.
Outro pacote, ainda mais recheado (estima-se 4.500 reais), o Tech Pack, adicionaria ao pacote anterior o painel digital Active Info Display e as rodas de liga leve de 17 polegadas.
Apostas
Novo Polo 1.0 (R$ 49.990): motor 1.0 aspirado, ar-condicionado, direção elétrica (Easy Drive), suporte de celular no painel, 4 airbags, freios M-ABS, computador de bordo, rodas de 15 polegadas com calotas, sistema de som Media Plus sem tela sensível ao toque.
Novo Polo 1.6 MSI (R$ 54.990): motor 1.6 aspirado, ar-condicionado, direção elétrica, suporte de celular no painel, 4 airbags, freios M-ABS, rodas de 15 polegadas com calotas, sistema de som Media Plus sem tela sensível ao toque.
Kits opcionais para essas duas versões incluiriam computador de bordo com display multifuncional, Composition Touch com App Connect, controle de estabilidade, controle de tração, bloqueio eletrônico de diferencial, volante multifuncional e rodas de liga-leve.
Novo Polo 200 TSI Comfortline (R$ 65.190): motor 1.0 turbo; ar-condicionado; direção elétrica; suporte de celular no painel com USB; multimídia Composition Touch com App Connect de 5’’ e sensibilidade ao toque, além de leitor de cartão de memória, entrada USB e auxiliar; 4 airbags; freios M-ABS; controle de estabilidade; freios a disco nas quatro rodas; assistente de partida em rampa; bloqueio eletrônico do diferencial; volante multifuncional; sensor de ré; apoio de braço dianteiro; saídas de ar para o banco de trás; terceira entrada USB para o banco de trás; direção com ajuste de altura e profundidade; retrovisor com titl-down; rodas de liga-leve de 15 polegadas; grade cromada; lanternas traseiras escurecidas e luz de assistência a manobra.
Novo Polo 200 TSI Highline (R$ 69.190): inclui tudo da versão anterior mais ar-condicionado digital, partida por botão, chave presencial, iluminação diurna com LED, porta-luvas refrigerado, sensor de estacionamento traseiro, piloto automático, volante multifuncional em couro com paddle-shift, detalhes em black piano e porta-luvas refrigerado.
Ainda é possível escolher os kits opcionais Tech High ou Teck Pack, descritos acima.
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