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Muitas são as comodidades que a tecnologia oferece no dia a dia das pessoas. Felizmente, essas facilidades também equipam automóveis, contribuindo ora com o conforto dos ocupantes, ora com sua segurança.
Vamos conhecer algumas das principais tecnologias embarcadas.
Tecnologias para conforto
Entre as principais vantagens da tecnologia automotiva está o conforto e entretenimento que elas podem proporcionar aos passageiros e ao motorista.
São muitos itens, do mais diversos, que tornam a vida à bordo conveniente e personalizada. Desde os dispositivos mais comuns como ar-condicionado, direção assistida (hidráulica e elétrica), até itens mais sofisticados como estacionamento automático.
No quesito entretenimento, as centrais multimídia estão cada vez mais equipadas, integrando funções práticas como GPS, computador de bordo e assistente de direção, TV digital, conexão e espelhamento do smartphone com controle de voz, etc.
Na hora de fazer uma viagem longa ou até mesmo enfrentar os congestionamentos diários, essa central de entretenimento do carro pode fazer muita diferença entre chegar estressado ou com a energia necessária para as atividades do trabalho, lazer ou domésticas.
Outros itens facilitam a direção, deixando-a muito mais agradável e fácil. São exemplos os bancos inteiramente ajustáveis e com memória, assistente de manobra e estacionamento automático, sensor crepuscular e de chuva, retrovisor digital ou com sistema anti-ofuscante, entre outros.
Tecnologias de segurança
Além das tecnologias que aumentam o conforto na cabine do carro, existem ainda as importantes tecnologias de segurança.
Nos últimos anos, o número de mortes em acidentes nas estradas da Europa caiu drasticamente, mesmo com o aumento do tráfego de veículos.
Segundo estudos, essa redução aconteceu em grande parte devido aos avanços tecnológicos em segurança veicular.
São vários os itens que contribuem para evitar acidentes e falhas estruturais, como carrocerias com zonas de deformação programada, airbags, controle eletrônico de estabilidade, freio ABS, alerta e colisão, luzes de frenagem brusca, assistente de partida em rampa etc.
Vejamos alguns deles.
Controle de estabilidade eletrônico (ESC) e ABS
Considerado por muitos como a melhor inovação em segurança veicular desde a criação do cinto de segurança, o controle de estabilidade eletrônico é capaz de reduzir em até 43% a fatalidade dos acidentes, bem como em 83% o capotamento em SUVs, segundo estudos americanos.
O controle de estabilidade funciona com a ajuda de diversos sensores, atuando na correção da trajetória do veículo em situações como curvas, frenagens ou desvios bruscos.
Seus principais componentes são o ABS, sistema de frenagem antitravamento das rodas e que controla a rotação de cada roda em relação à velocidade do veículo; uma unidade de comando no centro do veículo, responsável por captar as variações de direção no deslocamento, bem como o movimento do carro ao redor do próprio eixo (YAW Rate Sensor) e um sensor de ângulo de direção, que fica atrás do volante e registra as ações do motorista.
O ESC pode, ainda, em alguns modelos, contar com um sensor capaz de diminuir a aceleração do motor e deixar a direção mais pesada, contribuindo para um controle de trajetória ainda mais eficiente.
Em carros mais sofisticados, o controle de estabilidade eletrônico já é algo muito comum, e começa agora a equipar outros segmentos mais simples e até mesmo populares.
Os SUVs, por terem um centro de gravidade mais elevado (altura superior) estão mais suscetíveis ao capotamento e à derrapagem, sendo a presença da tecnologia ainda mais necessária.
Airbags
Airbags são proteções essenciais em caso de colisões.
Um estudo feito em 2008 pelo Centro de Experimentação e Segurança Viária concluiu que o dispositivo poderia ter salvado 3.426 vidas e evitado 71.047 vítimas de ferimentos graves entre 2001 e 2007, caso estivesse instalado nos carros envolvidos em acidentes no período.
O airbag, como o nome diz, é uma bolsa de ar que protege os ocupantes em caso de acidentes, podendo ser instalado na dianteira (airbags frontais duplos), no centro do carro (central), nas laterais (airbag lateral e de cortina) e até abaixo do volante (airbag de proteção ao joelho), nos vidros traseiros e no capô (airbag de proteção para pedestres).
A abertura depende de quanto o carro desacelera no impacto, bem como o ângulo da batida, já que uma colisão frontal, via de regra, não provoca a abertura do airbag lateral ou de cortina; este que, por sinal, só se abre em caso de capotamento.
A abertura do airbag é, na verdade, uma explosão controlada por um módulo eletrônico. Munido de sensores de velocidade, ele capta a desaceleração brusca do carro e envia uma corrente elétrica para um ignitor que, ao oferecer a faísca, provoca a combustão de um composto químico, gerando nitrogênio suficiente para encher a bolsa em apenas 30 milésimos de segundo.
Carroceria com zonas de deformação programada
As zonas de deformação programada são espaços da carroceria projetados e produzidos com materiais especiais para cederem facilmente durante o impacto de uma colisão, visando minimizar a transmissão de energia do acidente para os ocupantes da cabine ou a intrusão de materiais sólidos e rígidos no interior do veículo.
É por isso que, durante um acidente, é comum que a frente do carro se desmonte quase que completamente, evitando que a força do impacto passe para os ocupantes.
A intrusão de elementos perigosos é evitada, ainda, com a distribuição das peças metálicas mais resistentes nas extremidades do carro
Outros dispositivos
Outras tecnologias embarcadas colaboram com a segurança automotiva, como detector de fadiga do motorista, assistente de permanência na faixa, alertas de ponto cego e de colisão frontal, piloto automático, detector de pedestre, entre muitos outros.
Uma relativa novidade é o Head Up Display, a projeção de informações relevantes no para-brisa do carro, como distância para o carro da frente, velocidade média e informações do GPS.
As conhecidas travas elétricas e alarmes também colaboram com a segurança dos ocupantes quando em viagem, do carro estacionado e dos pertences contidos no veículo.
A cada dia, mais projetos são desenvolvidos para a segurança no trânsito e diminuição da taxa de acidentes automotivos, levando especialistas a afirmar que no futuro não tão distante será possível evitá-los totalmente. A medida que a tecnologia e a ergonomia se desenvolvem, a vida à bordo passa a ser muito mais confortável e segura, e as facilidades se tornam indispensáveis.
Na hora de considerar se uma tecnologia vale a pena, não considere apenas o valor monetário, mas também o impacto dela em sua segurança e bem-estar.
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As travas e alarmes também são fundamentais, investimento que vale a pena!
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É verdade Érico, obrigado por sua contribuição!
Já adicionamos ao texto!