Tempo de leitura: 2 minutos
“Transitar em um carro sem seguro é pôr em risco um patrimônio que custa caro”.
Esse é o principal argumento entre as pessoas que buscam a contratação de um seguro automotivo. Afinal de contas, é o seguro que protege o proprietário contra situações comuns do cotidiano de quem utiliza o carro frequentemente, como batidas, arranhões, incêndios, furto, roubo e, até mesmo, fatos imprevisíveis como granizo, queda de árvores e outras intempéries.
Existem duas espécies de seguro automotivo: o obrigatório e o facultativo.
Seguro Obrigatório
O seguro veicular conhecido como DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre) é obrigatório e recolhido anualmente dos proprietários de veículos em todo o Brasil.
O objetivo do DPVAT é assegurar a indenização às vítimas de acidentes de trânsito, sejam motoristas, passageiros ou pedestres.
Existem dois grupos de indenização pelo DPVAT, a por morte ou invalidez permanente, cujo valor vai até R$13.500, e o reembolso de despesas médico-hospitalares, devidamente comprovadas, até o valor de R$2.700.
É importante lembrar que as vítimas e os herdeiros, em caso de falecimento, têm prazo de 3 anos, a contar do acidente, para acionar o franquia.

Seguro Facultativo ou opcional
Em contraposição ao DPVAT, os demais seguros contratados pelos proprietários de veículos são facultativos ou opcionais. Na hora de escolher o plano de cobertura e a seguradora é preciso saber de algumas modalidades para o comparativo e a pesquisa.
Entre os seguros mais amplos e caros estão as apólices de cobertura total ou compreensiva. É comum que esse tipo de apólice cubra desde os riscos de colisões, esbarrões, capotamento, roubo, furto, incêndio, danos de atos praticados por terceiros até mesmo atos da natureza como granizo, terremoto, raio, ressaca e inundação.
Além disso, esse tipo de seguro ainda chega a cobrir alguns serviços adicionais como guincho, taxi emergencial, carro reserva e troca de pneus. Já quanto às apólices mais simples e baratas, encontramos o seguro contra terceiros, as apólices de Responsabilidade Civil Facultativa (RCF).
Basicamente, essas apólices garantem a indenização de danos materiais ou corporais sofridos por outras pessoas (terceiros), caso o segurado seja responsável por esses danos. Por ser mais acessível, esse é um dos tipos de proteção veicular particular que mais crescem atualmente.
Confira nosso site para ver os mais diversos veículos e marcas. Também acompanhe nosso Facebook para ficar por dentro das nossas dicas e novidades do mercado de automotivo.