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O câmbio automático, antes restrito aos modelos de luxo, começa a equipar os carros compactos mais populares. Segundo o jornal Estadão, em 2017, 40% dos automóveis novos vendidos no País ofereciam o equipamento e a projeção das montadoras é de que esse número chegará a 60% em dois anos.
Acompanhando a tendência, o Ford Ka SE, o Volkswagen Gol 1.6 e o Voyage já oferecem o equipamento, que dispensa a troca de marcha e o pedal da embreagem.
O Hyundai HB20 oferece a configuração desde 2012 e o Toyota Etios 1.3 desde 2016. O campeão nacional de vendas, Chevrolet Onix, ganhou câmbio automático de 6 marchas em 2013 e em 2017 foi o responsável pela venda de 17% de toda a linha.
Modelos de pequeno porte como Nissan March, Citroën C3, Peugeot 208 e Ford Fiesta também oferecem opções automáticas.
Mas afinal, quais são as facilidades oferecidas pelo câmbio automático?
O câmbio automático oferece mais praticidade e conforto ao condutor. Confira abaixo as principais vantagens:
- Além de ser mais seguro, com ele a troca de marchas é realizada sem que o condutor precise operar o equipamento e sem precisa usar o pedal da embreagem, o que torna a direção mais prática e menos cansativa. Usando apenas o pé direito é possível se movimentar entre os pedais do freio e do acelerador
- Ele proporciona uma saída e mudança de marchas mais suaves devido ao conversor de torque e programação do módulo. No arranque do veículo em subidas, dependendo da inclinação, o câmbio proporciona um movimento contínuo para frente
- As trocas de marcha proporcionadas pelo equipamento estão cada vez mais rápidas. O sistema permite fazer a mudança sem comprometer o desempenho do torque, o que reduz o tempo de aceleração
- O câmbio automático não requer a mesma frequência de manutenção que a transmissão manual, pois seu funcionamento gera menos desgaste às peças da engrenagem, resultando assim em durabilidade e economia. Caso não haja problemas de operação ou qualidade, as peças podem durar até 150 mil quilômetros.
- Ele permite segurar o veículo numa ladeira com o acelerador, pois tem conversor de torque no lugar da embreagem. O torque é transmitido através de fluido hidráulico, sendo assim, não causa desgaste na peça se mantiver o pé no acelerador
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