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Se o valor do conserto é algo que te preocupa na compra de um carro, venha conhecer os carros mais baratos nesse quesito.
Uma grande preocupação dos motoristas no momento de decidir qual o carro ideal para levar para casa é o valor de conserto em caso de qualquer problema. Desde um simples conserto a uma troca de peças complexa, o usuário pode se perguntar e pensar na prevenção de ter gastos extravagantes com esses detalhes. Obviamente isso faz total sentido, pois carros mais baratos e fáceis de consertar dão ao comprador uma economia com seguro, uma vez que geralmente o custo dos reparos reflete na precificação da proteção do veículo.
Foi pensando nisso que o Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi) fez uma análise completa da relação entre custo e praticidade de reparo de 28 carros ao longo de 2017, e desde então são feitas analises mensais, você pode ver a análise completa de feveiro de 2018 no site da Cesvi. Dentro dessa análise a Cesvi averiguo hatches compactos, hatches compactos off-road, minivans compactas, picapes compactas cabine simples, picapes compactas cabine dupla, sedans compactos, sedans médios, SWs compactas, utilitários esportivos e utilitários esportivos off-road.
A metodologia utilizada pelo Centro de Experimentação para chegar aos índices de reparabilidade de cada automóvel consistiram em testar como cada um dos modelos escolhidos reage a uma batida de danos leves. Colisões desse tipo tem uma representação de cerca de 75% nas ocorrências registradas em cidades de grande porte. O indicador utilizado pode variar de 10 a 60, sendo assim quanto menor for a nota que o carro receber, mais barato e mais fácil será o conserto do respectivo automóvel.
Essa pesquisa foi realizada a pedido das próprias montadoras, e o foco foi em carros da América Latina ou alguns importados. Modelos que já estão fora da linha de produção foram excluídos desse experimento, além de esportivos fora de série, picapes utilitárias com peso superior a 2,3 KG.
Como funcionou esse experimento? Os carros sofriam batidas de nível leve em uma velocidade de 15 Km/H, onde as colisões se centralizavam na região dianteira esquerda e da traseira direita. Logo em seguida o automóvel era levado a uma oficina para que fossem analisados os danos causados, o tempo de reparo e, ainda assim, o preço que seria gasto nas peças que deveriam ser substituídas. Sendo assim o conserto do impacto dianteiro tem um peso de 60% na experiência, já a traseira direita possui uma representação de 25%, além disso o custo de uma cesta com 15 peças que tem o costume de ser danificadas nesse processo e o valor da mão de obra utilizada equivalem a 15% de todo o cálculo.
Abaixo você pode conferir as fotos e os índices do melhor veículo por categoria que são encontrados no Carlider.
Veículo: Volkswagen Up!
Índice: 10
Categoria: Hatch Sub-compacto.
Veículo: Volkswagen Cross Up!
Índice: 10
Categoria: Hatch Compacto Off-Road.
Veículo: Volkswagen Novo Polo
Índice: 10
Categoria: Hatch Compacto.
Veículo: Volkswagen Saveiro
Índice: 29
Categoria: Picape Compacta Cabine Simples.
Veículo: Volkswagen Saveiro CD
Índice: 29
Categoria: Picape Compacta Cabine Dupla.
Veículo: Volkswagen Virtus
Índice: 10
Categoria: Sedan Compacto
Veículo: Volkswagen Spacefox
Índice: 14
Categoria: SW Compacto.
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