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Além de uma estréia movimentada, cheia de pré-reservas, o Novo Polo já movimentou a internet outra vez, conquistando a nota máxima em segurança realizado pelo Latin NCAP, o programa de avaliação de segurança automotiva da Federação Internacional do Automóvel.
O resultado final dos testes do VW Polo foi 5 estrelas de segurança tanto para adultos, como para crianças, inclusive após os testes de colisão lateral.
O resultado positivo do Polo ainda lhe rendeu o Advanced Award, o prêmio concedido aos modelos de automóvel com recursos de segurança capazes de minimizar os danos a pedestres, em caso de acidentes.
Resultados gerais
Nos testes de proteção a adultos, o modelo conquistou pontuação de 32,13, em um total de 34 pontos distribuídos. Já no índice de proteção infantil, obteve 43 dos 49 pontos disponíveis.
Para o NCAP o Novo Polo apresentou estrutura estável e assoalho sem deformações significativas. A estrutura é a mesma do carro vendido na Europa, com cerca de 50% de aços de alta ou ultra alta resistência.
O bom desempenho do modelo também é resultado da inclusão, em todas as versões, de 4 airbags, cintos de segurança com três pontos de apoio e apoios para cabeça de todos os ocupantes, além da barra de proteção lateral das portas dianteiras e das 2 barras de proteção nas portas traseiras, mais eficazes na proteção contra colisões laterais.
A decisão de incorporar esses componentes de segurança ofereceu boa proteção à cabeça e ao pescoço, tanto do motorista quanto do passageiro dianteiro.
Colisão lateral com adultos
Na simulação de colisão lateral, os airbags laterais cumpriram seu papel oferecendo ótima proteção à cabeça, peito, abdome e pelve dos adultos.
A única observação do Latin NCAP foi quanto à proteção do peito do motorista na prova que simula a colisão direta contra um poste. Nesse teste, a proteção foi considerada como marginal, isto é, apenas adequada, apesar das outras partes do corpo serem bem protegidas.
Segurança das crianças
O teste infantil de colisão frontal também foi bastante positivo.
O boneco que simula os dados de uma criança de 3 anos provou que os sistemas de retenção são capazes de impedir o deslocamento para frente fora dos padrões permitidos durante um impacto frontal. O manequim de teste do sistema Isofix, que simula os dados de uma criança de 1 ano e meio também estava bem protegido.
No teste lateral, ótimos resultados de segurança para ambos os manequins.
Outro ponto positivo para o Novo Polo foi a clareza das instruções de uso dos sistemas de segurança infantil e a boa sinalização no veículo com relação à utilização de SRIs (Sistemas de Retenção Infantis) e das ancoragens do sistema ISOFIX.
Proteção de pedestres
O VW Novo Polo foi o primeiro carro comercializado no Brasil a receber o Advanced Award, um prêmio destinado aos modelos que atendem os requisitos internacionais que diminuem as lesões a pedestres. A avaliação para o recebimento do prêmio é realizada com base em testes que simulam acidentes com envolvimento de pedestres, diante dos rígidos padrões da legislação europeia.
Os resultados dos testes foram satisfatórios, já que o desenho do para-choque dianteiro projetou o pedestre não para a parte de baixo do carro, mas sim para o capô, aumentando a proteção dos ossos da perna.
A distância entre o capô e o motor também aumentou a proteção à cabeça do pedestre durante a simulação de atropelamento e, finalmente, o uso de dois ganchos próximos aos faróis para fixar o capô, ao invés de um, também diminuiu o risco de lesões adicionais.
Saiba mais sobre o Novo Polo, no nosso post de lançamento do modelo.
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