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Os deslocamentos diários do trabalho são os motivos mais comuns para se ter um carro. Ainda mais se a pessoa tem de fazer viagens regulares, carregando mercadorias em bagageiros mais avolumados.
Em outra ocasião aqui no blog, tivemos a oportunidade de comentar sobre características importantes de serem analisadas na hora de escolher um carro para o dia a dia.
No post, falamos como as diferenças de um trajeto predominantemente urbano de um trajeto rodoviário influenciam na motorização adequada, já que a mudança de perfil interfere na variação da rotação média em que o motor trabalha regularmente.
Assim, um carro de tráfego rodoviário exige, em geral, potência maior e picos de torque em rotações um pouco mais altas que os de uso urbano, deixando as ultrapassagens mais confortáveis e seguras.
Além disso, o carro ideal para quem viaja a trabalho precisa de espaço interno, um bagageiro espaçoso e também economia. Tecnologias embarcadas de segurança também podem ser um investimento, assim como alguns itens de conforto, sem descuidar do orçamento.
Pensando em tudo isso, reunimos algumas sugestões de carros para viajar a trabalho. Se você ainda tem muitas dúvidas, confira abaixo algumas sugestões de diferentes marcas e categorias.
Sedãs
Os sedãs são os carros tradicionalmente escolhidos para viagens, já que, entre suas características principais estão conforto, tecnologia embarcada e volume separado para bagagens, permitindo espaço amplo para malas.
Além disso, os sedãs tradicionais são conhecidos pela segurança, desde o design, pois possuem boa distribuição de peso, apresentando um centro de gravidade bastante estável.
Os mais acessíveis são os sedãs compactos, apesar de alguns sedãs médios apresentarem bom custo benefício.
Na nossa tabela comparativa, logo abaixo, vamos focar nos sedãs compactos, já que a intenção de uso é trabalho e eles são mais baratos.
Para todos os detalhes de um sedã, leia nosso post especial sobre o assunto.
Nossas dicas nessa categoria são:
Modelo | Entre-eixos | Motorização | Porta-malas | Consumo |
Preço |
VW Voyage Trendline | 2,46 m | 1.6, 104 cv, com torque de 15,6 kgfm a 2.500 rpm | 480 L | 14,5 km/l na estrada(G) |
R$53.360 |
Hyundai HB20S |
2,50 m | 1.6, 128 cv, com torque de 16,5 kgfm a 4.500 rpm | 450 L | 14 km/l na estrada(G) |
R$56.815 |
GM Prisma LT 1.4 |
2,52 m | 1.4, 106 cv, com torque de 13,9 kgfm a 6.000 rpm | 500 L | 15,4 km/l na estrada(G) |
R$55.790 |
Ford Ka Sedan SE |
2,49 m | 1.5, 110 cv, com torque de 14,8 kgfm a 4.250 rpm | 445 L | 13,8 km/l na estrada(G) |
R$52.390 |
Veredito
Na hora de escolher seu sedã para viajar a trabalho duas opções chamam a atenção. Se você quer um motor mais interessante, pois desempenho na estrada é prioridade, o VW Voyage chama a atenção.
Se no custo-benefício, desempenho do motor não for tão interessante, mas sim espaço interno, porta-malas e economia, talvez vale a pena investir um pouquinho mais em um Chevrolet Prisma.
SUVs
Conhecidos por sua versatilidade, com ângulos de ataque e saída maiores e versões 4×2 ou 4×4, as SUVs conjugam capacidade para andar fora da estrada, conforto ao dirigir, além de espaço amplo na cabine. Entretanto, é preciso ficar atento aos gastos com combustível e manutenção, escolhendo bem o modelo.
Os SUVs são robustos, com posição mais alta de dirigir, maior distância entre-eixos e porta-malas maiores que os hatches, apesar de compartilharem com eles a estrutura em dois volumes.
Em relação aos sedãs, os utilitários apresentam maior espaço interno, compartilham a lista mais recheada de itens tecnologia e se diferem pelo menor espaço no porta-malas.
Se você costuma viajar a trabalho com mais pessoas ou se quer aproveitar além do porta-malas, o espaço interno, com o banco dobrado, o SUV pode ser uma boa pedida para seu dia a dia.
Sem falar que alguns deles já vêm equipados com barras de teto, para acomodar ainda mais bagagens, caso necessário.
Para todos os detalhes sobre os SUVs, leia nosso post especial sobre o assunto.
Nossas dicas de SUVs mais em conta para viajar a trabalho são:
Modelo |
Entre-eixos | Motorização | Porta-malas | Consumo |
Preço |
Renault Duster Expression |
2,67 m | 1.6, 120 cv, com torque de 16,2 kgfm a 4.000 rpm | 475 L | 11,4 km/l na estrada(G) | R$ 69.490 |
Nissan Kicks 1.6 S MT |
2,62 m | 1.6, 114 cv, com torque de 15,5 kgfm a 4.000 rpm | 432 L | 13,7 km/l na estrada(G) | R$71.990 |
Ford Ecoesport SE 1.5 |
2,51 m |
1.5, 137 cv, com torque de 16,2 kgfm a 4.500 rpm |
362 L |
11,8 km/l na estrada(G) |
R$73.990 |
Honda HRV LX MT | 2,61 m | 1.8, 140 cv, com torque de 17,4 kgfm a 5.000 rpm | 437 L | 12,6 km/l na estrada(G) |
R$ 80.900 |
Veredito
Na hora de escolher uma SUV para viajar a trabalho você tem de nomear sua prioridade. Se o que levou você a considerar um utilitário esportivo foi espaço interno e tamanho para bagagem, talvez a Renault Duster resolva seu problema, ainda mais que ela possui as barras no teto, o que aumenta o espaço para transporte de carga.
Se você quer um espaço adicional, mas tem na economia um limite muito importante, o Nissan Kicks pode ser uma boa pedida.
A Honda HRV, a SUVs mais vendidas no Brasil, tem o melhor desempenho, com boa eficiência energética, mas seu preço também é maior.
Picapes
Outra opção para quem viaja a trabalho com o próprio carro são as picapes.
De maneira geral, para quem viaja regularmente o ideal seriam as picapes um pouco mais caras, mas com mais robustez e tecnologia embarcada.
Mas as picapes de entrada, mais simples, são práticas, econômicas, aceitáveis para viagens curtas, em que é preciso transportar uma quantidade maior de mercadoria/carga.
Na nossa tabela comparativa, além das picapes de entrada, colocamos crossovers que funcionam como picapes intermediárias e oferecem tanto espaço para carga, típico das picapes, como conforto na cabine, semelhante às SUVs.
Abaixo as nossas dicas de picapes:
Modelo |
Comprimento | Motorização | Capacidade | Consumo | Preço |
VW Saveiro Robust CS |
4,47 m |
1.6, 104 cv, com torque de 15,6 kgfm a 2.500 rpm | 715 kg | 12,4 km/l na estrada(G) | R$47.250 |
Fiat Strada Working |
4,43 m | 1.4, 88 cv, com torque de 12,5 kgfm a 3.500 rpm | 705 kg | 13,2 km/l na estrada(G) |
R$47.250 |
GM Montana LS |
4,51 m | 1.4, 99 cv, com torque de 13,0 kgfm a 3.200 rpm | 756 kg | 13,4 km/l na estrada(G) |
R$47.690 |
Renault Duster Oroch SCe Manual | 4,70 m | 1.6, 120 cv, com torque de 16,2 Kgfm a 4.000 rpm | 680 kg | 11,2 km/l na estrada(G) |
R$ 67.150 |
Fiat Toro Freedom | 4,91 m | 1.8, 139 cv, com torque de 19,3 kgfm a 3.750 rpm | 650 kg | 10,5 km/l na estrada (G) |
R$ 88.980 |
Veredito
Entre as picapes de entrada que, em geral, possuem maior capacidade de carga que as crossovers, dois destaques, a VW Saveiro Robust e a Chevrolet Montana LS que, nos pontos principais, têm os melhores números. Enquanto a Saveiro é intermediária para tamanho e carga, mas possui o melhor motor, ideal para quem prima por desempenho, a Montana LS, brilha nos quesitos espaço e economia, desde que a pessoa tope investir um pouquinho mais e não se preocupa tanto com a motorização.
Se a busca envolve conforto de cabine, com um orçamento intermediário, talvez a Renault Duster Oroch seja uma boa pedida.
Hatches para viajar a trabalho
Apesar dos hatches serem tipicamente urbanos e muito bem adaptados para esse cenário, no Brasil sua utilização é bem versátil. É costume nosso, até mesmo pelo transporte coletivo/urbano ser deficitário, aproveitarmos o carro que temos na garagem para quase todo o tipo de tráfego, seja diário a trabalho, em viagens ou passeios.
Mesmo com pegada urbana, os hatches quebram o galho na hora de viajar a trabalho, desde que você não precise de muito espaço para bagagens.
Fizemos um post muito interessante sobre as características, vantagens e desvantagens dos hatches, caso você queira se aprofundar um pouco mais no assunto.
Abaixo, nossa tabela de hatches com motorização maior que 1.0, para seu comparativo:
Modelo | Entre-eixos | Motorização | Porta-malas | Consumo |
Preço |
GM Onix 1.4 LT | 2,5 m | 1.4, 106 cv, com torque de 13,9 kgfm a 4.800 rpm | 280 L | 14,9 km/l na estrada (G) |
R$51.350 |
Hyundai HB20 1.6 |
2,5 m | 1.6, 128 cv, com torque de 16,5 kgfm a 5.000 rpm | 300 L | 13,8 km/l na estrada(G) |
R$52.880 |
Ford Ka SE 1.5 |
2,4 m | 1.5, 110 cv, com torque de 14,8 kgfm a 4.250 rpm | 257 L | 13,8 km/l na estrada(G) |
R$49.090 |
Fiat Palio Essence 1.6 |
2,4 m | 1.6, 117 cv, com torque de 16,8 kgfm a 4.500 rpm | 280 L | 11,9 km/l na estrada(G) |
R$54.270 |
VW Gol Trendline 1.6 |
2,4 m | 1.6, 104 cv, com torque de 15,6 kgfm a 2.500 rpm | 285 L | 14 km/l na estrada(G) |
R$47.990 |
Veredito
Entre os hatches para viajar a trabalho, os destaques são o Hyundai HB20 1.6, que apresenta o maior volume no porta-malas e motorização mais forte, apesar da faixa mais alongada do torque e o Chevrolet Onix 1.4, com ótimo consumo na estrada.
O VW Gol também é destaque, já que apresenta boa motorização e é o mais barato.
*** Preços encontrados nos sites das montadoras. Acesso em 22/09/2017.
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