Tempo de leitura: 2 minutos
A história da Honda se inicia na cidade japonesa de Hamamatsu, em 1946, quando Soichiro Honda decidiu fundar o Instituto Honda de Pesquisa Tecnológica.
Dois anos mais tarde, Takeo Fujisawa juntava-se a Soichiro Honda para fundar a Honda Motor e surgia assim uma das mais importantes fabricantes de motocicletas e, mais tarde, carros, do mundo.
Seu primeiro produto, lançado em 1949, foi uma motoneta batizada de Dream D, de 98 cc e motor de dois tempos, um sucesso logo no início da empresa. Em 51 a moto já vendia mais de cem unidades por dia, marca facilmente ultrapassada pelo segundo modelo, a F-Type, que confirmou o sucesso da marca.
A montadora japonesa começaria seus projetos de automóveis na década seguinte, quando já era marca líder no setor motociclístico. 1964 foi o ano de comercialização dos seus primeiros modelos no Japão, tanto de carros de passeio como picapes.
Em 70 a marca começava suas operações internacionais, chegando ao Brasil em 1971.
Honda no Brasil
Divisão de motos
A Honda chegou ao Brasil em 1971 vendendo suas primeiras motos importadas, com o objetivo de popularizar o segmento e seus modelos.
A produção nacional só foi iniciada 5 anos mais tarde, com a inauguração da fábrica Moto Honda da Amazônia, na Zona Franca de Manaus, de onde saiu a primeira CG, até hoje o veículo mais vendido do Brasil.
Em 77 a Honda já respondia por 79% das vendas de motocicletas no Brasil, fabricando, à época, 34 mil unidades por ano.
De lá para cá, a unidade produziu mais de 21 milhões de motos, além de quadriciclos e motores estacionários.
Atualmente, segundo a ABRACICLO (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares) a Honda vendeu 443.134 motos em 2016, o que corresponde a 84,6% do mercado brasileiro.
Automóveis
Expandindo suas operações do setor motociclístico, a Honda passou a comercializar carros no Brasil em 1992 e a produzi-los, em 1997, com a inauguração da fábrica de Sumaré (SP).
Desde o início de suas atividades, quando produzia apenas o Civic, até os dias de hoje, com 7 modelos, sua fábrica já produziu mais de 1.6 milhão de veículos no país.
Em 2014, teve uma iniciativa inédita no segmento, inaugurando seu primeiro parque eólico do mundo, no Rio Grande do Sul, capaz de suprir toda a demanda de energia elétrica da fábrica de Sumaré, reduzindo os impactos ambientais das operações da empresa.
Raio-X
Fábrica no Brasil
1 unidade de produção de automóveis:
- Sumaré (SP)
Lista de modelos
Hatches:
- Fit
Sedã:
- City
- Civic
- Accord
SUV
- WR-V
- HR-V
- CR-V
Rede de concessionárias
Total – 224
- Norte: 12
- Nordeste: 34
- Sudeste: 116
- Sul: 44
- Centro-Oeste: 18
Dados: ANFAVEA (Anuário 2016)
Conheça o portal de veículos do Grupo Lider, acesse o site e curta nossa página no Facebook.
Mini Galeria