Tempo de leitura: 3 minutos
A história da Toyota se inicia no Japão, em 1935, quando Kiichiro Toyoda, depois de visitar os Estados Unidos e conhecer o automóvel, decidiu construir o primeiro veículo motorizado do Japão. Nesse ano apresentou o protótipo A1, o primeiro modelo de uma longa história de sucesso.
O protótipo de Kiichiro iniciou um pequeno Departamento de Automóveis em funcionamento na fábrica de tecelagem Toyoda, já reconhecida indústria têxtil e responsável por apresentar o primeiro tear automático do Japão.
Em 1936 o Departamento começava a desenvolver seu primeiro carro, o modelo AA, inspirado no Chrysler Airflow e na assinatura da Chevrolet à época. Só no ano seguinte a independência viria, com alteração do nome da empresa de Toyoda para Toyota, surgindo, então, a Toyota Motor Company.
A Toyota, todavia, só chegou ao Brasil em 1958.
Primeira opção da empresa fora do Japão, a filial brasileira começou a produção do Land Cruiser na primeira fábrica de São Paulo, transferindo a linha de produção para São Bernardo do Campo somente em novembro de 62.
Na nova planta, a Toyota passou a produzir também o Bandeirante, disponível nas versões jipe ou caminhonete, equipado com motor a diesel e tração nas quatro rodas.
No final da década de 90 a Toyota iniciou a importação de outros modelos, incluindo seu maior sucesso, o Corolla, com produção na recém inaugurada fábrica de Indaiatuba, no interior de São Paulo.
Em 1997, a Toyota entrou para a história automotiva, quando se tornou a primeira montadora a produzir carro híbrido de série, o Toyota Prius. Até hoje o Prius é o carro mais econômico em qualquer ambiente de circulação, fazendo 18,9 km/l na cidade e 17 km/l na estrada, segundo o Inmetro.
Com a finalização da produção do Bandeirante em 2001, a fábrica de São Bernardo do Campo passou a produzir peças para a picape Hilux, produzida na Argentina, e para o Corolla.
Com a criação da estrutura Toyota Mercosul, para integração entre as produções brasileiras e argentinas, o eixo se consolidou como plataforma de exportação para toda a América Latina, incluindo Caribe e México.
Em maio de 2005, a Nova Hilux é lançada no Brasil e Argentina, materializando o Projeto IMV (Innovative International Multi-purpose Vehicle). Uma verdadeiro sucesso, a Nova Hilux alcançou a liderança no segmento de picapes médias, assim como sua versão SW4 conquistou o primeiro lugar em vendas em sua categoria.
Outro marco importante para a Toyota, aconteceu em 2008, quando, ao completar 50 anos de história no país, ampliou sua rede de concessionárias de 90 para 122, espalhadas por todo o Brasil. Hoje já são 154 concessionárias, como veremos nos quadros descritivos a seguir.
2016 também foi um ano importantíssimo para a Toyota, com a inauguração de mais uma fábrica, agora em Porto Feliz-SP e a conquista da quinta colocação entre os carros mais vendidos do país no ano, à frente de populares famosos, com o Toyota Corolla.
A montadora japonesa é uma das poucas em contínuo crescimento no Brasil e uma das melhores em avaliações de satisfação de seus clientes. Isso sem falar que continua sendo a maior montadora de veículos em todo o mundo.
Fábrica da Toyota no Brasil
4 unidades de produção de veículos:
- São Bernardo do Campo (SP)
- Indaiatuba (SP)
- Sorocaba (SP)
- Porto Feliz (SP)
Lista de modelos
Hatches:
- Etios
- Prius
Sedãs:
- Etios
- Corolla
- Camry
Suvs
- RAV4
- SW4
Picapes:
- Hillux Cabine Simples
- Hillux Cabine Dupla
Rede de concessionárias Toyota*
Total – 154
- Norte: 12
- Nordeste: 22
- Sudeste: 73
- Sul: 32
- Centro-Oeste: 15
Dados: ANFAVEA (Anuário 2016).
Mini Galeria:





Conheça o portal de veículos do Grupo Lider, acesse o site e curta nossa página no Facebook.