Tempo de leitura: 7 minutos
Uma dúvida comum na hora de comprar veículos maiores como SUVs e picapes é saber quais as diferenças, vantagens e desvantagens entre o diesel e a gasolina.
Para tomar uma decisão bem orientada é preciso compreender o funcionamento do motor a diesel e, principalmente, comparar as necessidades do motorista com as características de um carro a diesel.
Buscando tornar a decisão um pouco mais tranquila separamos informações essenciais para saber antes de se decidir.
Diferenças do motor a diesel
Como vimos anteriormente, um motor a gasolina funciona, no sistema ciclo Otto, em quatro tempos. Em um primeiro momento, a válvula de admissão acolhe a mistura ar e combustível que, comprimida pelo pistão, chega a aproximadamente 450ºc e recebe a fagulha da vela para a queima. A explosão empurra o pistão novamente para baixo e na sua volta, os resíduos são eliminados pela válvula de escapamento, fechando o ciclo.
O mesmo não acontece com o motor a diesel.
As diferenças começam na admissão já que não há mistura, mas apenas ar. O ar sozinho é então comprimido atingindo uma temperatura aproximada de 800ºc. Nesse momento, o diesel é injetado (tempo de compressão) em pressão aproximada a 200 bar. O contato do combustível injetado com o ar comprimido em alta temperatura já é suficiente para a queima, acontecendo, portanto a combustão, com grande força de expansão, que empurra o cilindro para o ponto máximo inferior. Fechando o ciclo, o pistão volta a subir expulsando os resíduos pela válvula de escapamento.
Além das mudanças durante as quatro fases (admissão, compressão, combustão e escapamento), outras diferenças importantes entre os sistemas impactam diretamente a força e economia dos motores.
A primeira delas é a taxa de compressão.
A câmara de compressão em um motor a gasolina de ciclo Otto é 8 a 11 vezes menor que a capacidade total do cilindro, tendo, portanto, uma compressão de 8:1 a 11:1. Já no motor a diesel, a câmara é 16 a 24 vezes menor que a capacidade cúbica do cilindro, apresentando uma taxa de compressão maior, de 16:1 a 24:1. Uma compressão maior implicará em maior temperatura no cilindro, deixando a combustão mais rápida, o que implicará em maior aproveitamento do tempo de trabalho em cada curso e, portanto, em um motor com maior eficiência energética e potência.
Outra diferença é a força da explosão e tempo de expansão. No motor a gasolina a combustão é forte e rápida, ocorre logo que a faísca queima toda a mistura, tendo os pistões um curso menor para aproveitar ao máximo a explosão. Já no motor a diesel a expansão se prolonga um pouco no tempo, já que acontece à medida em que o combustível entra em contato com o ar em alta temperatura, tendo os pistões um curso maior para aproveitamento completo.
Na prática, a diferença é sentida na força do carro. O carro a diesel geralmente terá um torque maior em uma faixa de giros menor, garantindo força em baixas velocidades.
Vantagens e desvantagens do carro a diesel
Apesar de mais caro, o carro a diesel tem como principal vantagem a combinação de baixo consumo de combustível e a capacidade para acelerações mais fortes, pontuando em dirigibilidade, já que oferece esportividade a menor gasto de combustível, cerca de 20% a menos.
Com a evolução da tecnologia aplicada a esses motores é possível encontrar carros pequenos na Europa com números invejáveis de autonomia, podendo fazer até 100 km com 3L de diesel.
Outras vantagens dos veículos a diesel são a alta confiabilidade dos motores, em função das características internas, equipados com componentes mais robustos e duráveis, e o melhor valor de revenda, como é facilmente notado no mercado das picapes e SUVs, por exemplo.
Mas nem tudo são flores. Os carros a diesel ainda têm desvantagens que devem ser consideradas antes da compra.
O primeiro deles já comentamos: o preço.
Um carro a diesel costuma ser até 30% mais caro que o mesmo modelo a gasolina. E não é só isso, as peças de reposição e a manutenção também ficam mais caras, assim como o seguro, já que são carros mais visados nos assaltos.
Para saber, portanto, se a versão a diesel realmente vale a pena em termos financeiros é preciso colocar na ponta do lápis a quilometragem rodada, o gasto de combustível no longo prazo e a diferença no preço do carro e sua manutenção.
De maneira geral, se você pretende ficar com o carro por muitos anos, trafega predominantemente em centros urbanos ou se transporta muita carga e passageiros a versão a diesel pode ser extremamente benéfica, já que apresenta maior durabilidade, autonomia, boa performance e dirigibilidade em baixas velocidades, sem que o peso cause grandes alterações de consumo e desempenho.
Para os proprietários, entretanto, que buscam desempenho superior em velocidades mais altas ou rodam muito em estradas, os carros movidos a álcool e gasolina apresentam maior potência e desempenho, o que afetará o custo-benefício fazendo com que, muitas vezes, a diferença de preço entre a versão a diesel e a versão a gasolina não compense.
Outras desvantagens dos carros a diesel são a vibração e o nível de ruído na cabine. A depender do modelo, esse fatores podem se transformar em verdadeiro transtorno diário, principalmente se você procura um carro usado. Os modelos atuais já utilizam aplicação de materiais abafadores e isolantes, diminuindo consideravelmente esses incômodos, por isso é importante fazer o test drive e verificar o conforto na cabine.
Finalmente um ponto importante a se considerar são os malefícios ao meio ambiente e à saúde geral da população, principais motivos pelos quais o motor a diesel ainda não é permitido para veículos de passeio no Brasil.
É bem verdade que a evolução do diesel para o S10 trouxe melhoria significativa na redução do impacto ambiental, chegando muitas vezes a emitir menos CO2 que os carros com motor a gasolina. Entretanto, como estudos europeus indicam, o motor a diesel emite quatro vezes mais dióxido de nitrogênio e emite 22 vezes mais partículas no ar que o movido a gasolina, ambos elementos nocivos à saúde e determinantes para a má qualidade do ar de grandes centros urbanos.
Estudo apresentado em fevereiro de 2016 pela Universidade de Ciências Aplicadas de Trier na Alemanha aponta que 75% dos filtros de partículas instalados nos carros a diesel testados, ressalte-se, carros produzidos depois de 2005, não funcionavam corretamente, contribuindo significativamente para a má qualidade do ar. O estudo conclui ainda que, mesmo para uma porcentagem pequena de carros com filtros em mal-funcionamento as emissões médias nocivas desse grupo excederiam as emissões médias da frota de carros a gasolina, expondo a população desnecessariamente a elementos nocivos.
O problema se intensifica se o país não possui legislação que regule a idade média da frota de veículos, como o Brasil, já que com o passar do tempo a probabilidade de falhas nos componentes da filtragem aumenta.
Portanto, se você pretende ter um carro a diesel prefira modelos mais modernos, combinados ao uso de um óleo menos poluente (como o S10), mantendo a manutenção sempre em dia, evitando efeitos indesejáveis ao meio ambiente.
Conheça o portal de veículos do Grupo Lider, acesse: www.carlider.com.br