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Como outras das principais montadoras no Brasil, a VW iniciou seus trabalhos em galpões do bairro Ipiranga em São Paulo.
Desde o início da história da Volks no país, em março de 1953, a empresa passou a ser reconhecida por fazer automóveis duráveis e de fácil manutenção, entregando ao mercado sucessos que marcaram para sempre o setor, como o Fusca e a Kombi.
Em 1959, com os incentivos federais à indústria, em especial ao setor automotivo, a Volkswagen tornou oficial sua operação no Brasil, com inauguração da Fábrica em São José dos Campos, com direito à presença, inclusive, do então presidente Juscelino Kubitschek, que desfilou em um Fusca conversível pela fábrica.
Depois de estrear com chave de ouro, já no final de 50 as décadas que se seguiram também foram marcadas por carros bem-sucedidos como o Karman-Ghia, a Variant, o TL e o Passat.
Na década de 70 a VW já produzia carros genuinamente brasileiros, lançando a Brasília em 73 e os SPs em 75. Todavia, à procura de um substituto para o Fusca, iniciava um projeto especial para desenvolver um veículo que não só suprisse as necessidades específicas do mercado nacional, como uma plataforma robusta adequada ao perfil das estradas do país, mas também agradasse ao gosto e hábitos dos brasileiros.
O projeto resultou no maior sucesso da VW no país, o Gol, único carro brasileiro a superar o Fusca em vendas, tendo hoje ultrapassado a marca dos 7 milhões de unidades produzidas.
Mais tarde, em 88 o Gol GTI se tornou o primeiro carro nacional com injeção eletrônica e ignição digital com mapeamento eletrônico.
Em 1980 os derivados da plataforma Gol, o sedã Voyage, a perua Parati e a picape Saveiro, também deixaram suas marcas com bons números de vendas. Já em 84 a VW estreou no segmento de luxo, lançando o Santana, primeiro modelo do segmento de carros médios da VW no país, em concorrência direta com o Ford Del Rey e o Chevrolet Monza.
Na virada do século a VW já se preparava para inovações. Em 2003 a linha de produtos foi completamente renovada com os lançamentos dos novos Polo e Golf, a 4ª geração do Gol e seus derivados e a estréia dos derivados do Fox, o CrossFox e o SpaceFox. Alterações nos motores estabeleceram novos padrões de economia e desempenho nos carros de entrada enquanto as fábricas foram modernizadas com inclusão do conceito de sustentabilidade.
Nesse ano a VW ainda estreou o primeiro carro biocombustível do Brasil, o Gol Power 1.6 Total Flex.
Outra mudança tecnológica significativa aconteceu em 2014 quando a montadora estreou o Fox Bluemotion, com o moderno motor 1.0 de três cilindros. No mesmo ano, o compacto Up! modificou de vez o segmento de entrada no país apresentando um carro econômico e seguro que, aliás, recebeu nota máxima em segurança pelo Latin NCAP, único do segmento.
Fábricas da VW Brasil
3 unidades de produção de automóveis:
- São Bernardo do Campo (SP): com cerca de 13 mil colaboradores produz os veículos: Novo Gol, Saveiro e Saveiro Cross.
- Taubaté (SP): com cerca de 5 mil colaboradores produz os veículos up!, Novo Gol e Novo Voyage.
- São José dos Pinhais (PR): com cerca de 3.300 colaboradores produz os veículos: Fox, CrossFox e SpaceFox.
Lista de modelos
Hatches:
- Up!
- Gol
- Fox
- CrossFox
- Golf
Minivan:
- SpaceFox
- SpaceCross
- Golf Variant
Sedãs:
- Voyage
- Jetta
- Passat
- CC
Suvs
- Tiguan
- Touareg
Picapes:
- Saveiro
- Amarok
Rede de concessionárias VW*
Total – 451
- Norte: 23
- Nordeste: 74
- Sudeste: 218
- Sul: 97
- Centro-Oeste: 39
Dados: ANFAVEA (Anuário 2016).
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