Tempo de leitura: 3 minutos
Com mais de 90 anos de atividades no Brasil, a Chevrolet é uma das principais montadoras do nosso mercado.
Até janeiro de 2015 a montadora registrou a marca histórica de 14,5 milhões de veículos produzidos, aproximadamente um quarto do total dos automóveis feitos localmente.
Desde a primeira linha de montagem, instalada em galpões do bairro Ipiranga na capital paulista, até os dias de hoje, muitos foram os sucessos da marca. Carros como Opala, Monza, Kadett, Astra e Vectra deixaram suas marcas nos corações de milhares fãs da GM por todo o Brasil e os novos modelos conquistam mais admiradores a cada dia.
Conheça a história da Chevrolet no nosso país e relembre alguns dos seus sucessos.
O começo das atividades no Brasil aconteceu em 1925, com a instalação da primeira linha de montagem em São Paulo. Na época, a Chevrolet produzia apenas veículos comerciais, utilitários, iniciando a linha de montagem com um modelo de furgão de entregas urbanas.
Depois da instalação da primeira fábrica, em São Caetano do Sul, em 1930, a Chevrolet passou a produzir também ônibus, tendo montado o primeiro modelo com carroceria de madeira do país, em 1934.
Durante a Segunda Guerra Mundial, a Chevrolet produziu mais de 2.000 veículos à gás para uso civil, além da produção de veículos e materiais bélicos.
No pós-guerra, com o aumento da demanda por transporte público de massa, os ônibus da GM se tornaram um sucesso. Em 48, a Chevrolet produziu o primeiro ônibus com carroceria inteiramente metálica.
Em 57 o primeiro caminhão da Chevrolet Brasil foi produzido. Um ano depois também surgia a primeira picape, a Chevrolet 3.100, que mais tarde passaria a ser chamada de C14 e C15.
Só em 1968 a GM iniciou a produção de carros de passeio. E que estréia foi essa, o Opala, um dos maiores sucessos da marca no Brasil!
Além do sucesso de vendas o Opala foi responsável por transformar centenas de proprietários em verdadeiros fãs abrindo as portas do mercado para uma série de veículos memoráveis, conhecidos pelo conforto, estilo e performance.
O Monza e o Chevette também chegaram a se tornar os carros preferidos do brasileiros. O Chevette em 1983 e o tricampeão Monza, único sedã médio a ter chegado ao topo, nos anos de 1984 a 1986.
Nos últimos dois anos o Onix repete o sucesso dos grandes modelos da GM, também se tornando o carro mais vendido do país, com 125,9 mil unidades emplacadas só em 2015.
Retrato atual
Fábrica da Chevrolet no Brasil
3 unidades de produção de automóveis
- São Caetano do Sul (SP)
Hoje, com mais de 290 mil m², a instalação tem capacidade produtiva superior a 50 carros por hora e faz cinco modelos Chevrolet: Cobalt, Spin, Cruze Sedã, Cruze Hatch e Montana.
- São José dos Campos (SP)
- Gravataí (RS)
Lista de modelos
Hatches:
- Onix
- Onix Joy
- Cruze Sport6
Minivan:
- Spin
Sedãs:
- Prisma
- Prisma Joy
- Cobalt
- Cruze
Suvs
- Tracker
- Captiva
- Trailblazer
Picapes:
- Montana
- S10
- S10 chassi
- S10 cabine simples
Esportivo
- Camaro Fifty
Rede de concessionárias Chevrolet*
Total – 376
- Norte: 19
- Nordeste: 59
- Sudeste: 189
- Sul: 79
- Centro-Oeste: 30
*Dados: ANFAVEA (Anuário 2016)
Mini Galeria






Conheça o portal de veículos do Grupo Lider, acesse o site e curta nossa página no Facebook.