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Andar de moto tem suas inúmeras vantagens, principalmente em épocas de trânsito caótico e na correria em que vivemos. Entretanto, imprudência, ruas esburacadas e manobras ousadas arriscam a segurança de motociclistas, motoristas e pedestres.
Para pilotar com segurança pela cidade, separamos algumas dicas importantes e indispensáveis. Confira.
Posicionamento na moto
Estar bem posicionado em uma moto envolve, não só posição e ângulo corretos dos braços, como muitos ressaltam, mas também dos pés, joelhos e costas.
Entre os erros mais comuns ao pilotar uma moto está o posicionamento dos pés na pedaleira.
Muitos motociclistas utilizam a peça para encaixar o salto do sapato, deixando os pés para baixo, excessivamente inclinados para frente. Além da exposição desnecessária a obstáculos do piso, como os catadióptricos (olho de gato), lombadas e outras saliências, há perda de sensibilidade na hora de pressionar a pedaleira.
Especialistas recomendam que o motociclista alinhe o pé paralelamente ao solo e de tal maneira que a planta superior do pé, logo abaixo dos dedos (a “almofada”), seja o local de contato com a pedaleira, aumentando tanto a sensibilidade no momento do acionamento, como o abrigo do pé contra obstáculos.
Outro erro comum é sustentar o peso e o equilíbrio nos braços e não nas pernas. Mais fortes, as pernas bem posicionadas permitem o equilíbrio do piloto na moto e o relaxamento adequado dos braços, que devem estar livres de tensão para virar o guidão, acionar o freio, o acelerador e a embreagem. Manter as pernas pressionadas ao tanque em momentos de transição, como em acelerações e frenagens bruscas é muito importante para pilotar com segurança.
E claro, o posicionamento dos braços também será fundamental. Um engano comum aos principiantes é deixar os cotovelos totalmente voltados para baixo e para dentro, limitando o movimento lateral ao manusear o guidom. Nessas situações o piloto acaba batendo os cotovelos na lateral do corpo em manobras de baixa velocidade, além de deslocar o peso do corpo de maneira a prejudicar seu equilíbrio, se expondo, assim, a acidentes. Cotovelos mais altos, alinhando mão, cotovelo e ombros em uma linha, garantirá maior controle e ângulo de manobra para os braços.
No final das contas, respeite sempre a ergonomia de cada moto, mantenha uma postura mais reta, fique atento ao contato dos pés com as pedaleiras e das coxas com o tanque. Esses cuidados evitam quedas e desequilíbrio e, somados à cautela na condução, serão indispensáveis para você pilotar com segurança.
Previdência ao pilotar
Com tempo e prática, o motociclista acaba conseguindo efetuar uma leitura rápida e adequada do piso e das situações que o cercam. A previdência se torna comportamento padrão de pilotagem.
Atenção e visibilidade
A cidade é o ambiente em que as vantagens da moto ficam mais evidentes, pela mobilidade que esses veículos proporcionam. Mas é também na cidade que os pilotos encontram mais obstáculos.
Manter-se constantemente atento às modificações da condição do piso, circulação de pedestres e outros veículos é basilar e uma das primeiras lições a serem aprendidas. Por ser um veículo menor, a moto perde em visibilidade e existem alguns cuidados que todo o motociclista deve adotar.
Uma dica é preservar uma distância dos veículos que circulam à frente, evitando que estes cubram a visão do piso e de possíveis obstáculos.
Ficar sempre visível aos carros também é um hábito que vai se aperfeiçoando na prática. Entrar no ponto cego dos automóveis é um dos principais causadores de acidentes nos grandes centros urbanos. Então se resguarde sempre, lembrando que carros maiores possuem pontos cegos também maiores e se você não consegue visualizar o rosto do motorista no retrovisor do carro dele, ele também não conseguirá visualizar sua moto.
Pilotagem defensiva
Além das condições normais de pilotagem dentro da lei, como a observância das placas de sinalização, semáforos etc, o motociclista nunca perde por ser cauteloso e manter uma pilotagem defensiva.
Um dos campeões em acidentes são os cruzamentos. A pressa ao arrancar somada à imprudência do avanço de sinal é receita perigosa para acidentes. Por isso, tenha cautela, espere alguns segundos e dê partida apenas quando for seguro.
Esse alerta vale tanto para motos quanto para carros, já que a prática de acelerar assim que o sinal do pedestre pára de piscar infelizmente já se popularizou.
Outro ponto de atenção para pilotar com segurança é o deslocamento nos corredores. Apesar de não ser prática proibida por lei é preciso ter cautela. Manter uma velocidade mais baixa nessas situações aumenta a visibilidade e ajuda a prevenir acidentes. Outra dica é preferir deslocar-se nesses espaços quando o trânsito já estiver parado ou muito congestionado.
Em caso de chuva, a atenção deve ser redobrada. Além da perda de visibilidade, dos buracos e dos detritos arrastados pela chuva, o piso molhado pode potencializar a ação escorregadia de óleos e outros resíduos, prejudicando a aderência e a segurança. Portanto, velocidade reduzida sempre que o piso estiver molhado.
Finalmente, saiba utilizar o freio de forma correta e no momento adequado.
Freie com cautela, sem acionamento brusco do manete ou pedal. Especialistas recomendam o uso dos dedos indicadores e médios na hora do acionamento do freio, evitando apertar os manetes com muita força, o que pode ocasionar o travamento das rodas.
É normal que o freio dianteiro se desgaste mais rapidamente, por ser mais utilizado. A recomendação é que o piloto aplique cerca de 70% da força no dianteiro, contra 30% no traseiro, em piso seco. Já em piso molhado, a frenagem deve ser mais equilibrada, acionado-se primeiro o freio traseiro, para que a transferência de peso seja feita de forma suave, evitando derrapagens.
Moto com manutenção em dia, prudência e habilidade são requisitos fundamentais para a segurança de motociclistas, pedestres e outros condutores.
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