Tempo de leitura: 6 minutos
Os filtros do carro são itens de inspeção obrigatória durante as revisões periódicas.
Importantes para a contenção de impurezas capazes de prejudicar peças e diminuir a eficiência e o desempenho do carro, os filtros devem ser trocados conforme as instruções presentes no manual ou em prazos menores, a depender das características especiais do ambiente por onde o veículo trafega.
Em geral, um veículo possui quatro filtros de troca periódica: o filtro de ar, o de combustível, o de óleo e o de ar condicionado.
Eles são descartáveis, fáceis e rápidos de substituir, além de acessíveis, mas também muito importantes.
A seguir, reunimos todas as informações necessárias para que você os conheça e saiba quando trocá-los.
Filtro de ar
Com a função de conter as partículas suspensas e impurezas do ar aspirado pelo motor, esse filtro trabalha diretamente para a eficiência e proteção do motor.
Sua inspeção é essencial, já que à medida em que as partículas impuras se acumulam na sua superfície, maior o risco de contaminação na câmara de combustão e danos às peças do motor.
Quando o período de troca é ultrapassado sem a substituição é muito comum ocorrer um aumento inesperado de consumo de combustível e perda de potência nas retomadas de velocidade, já que o excesso de partículas exige que o propulsor funcione com mais intensidade para conseguir aspirar o ar necessário à mistura.
Assim, garantindo a perfeita mistura de combustível e ar necessária à combustão, bem como a conservação das peças do motor, livres de impurezas, o filtro de ar é um dos filtros e, até mesmo, uma das peças mais importantes em um carro. Perder seus prazos de substituição é prejuízo injustificado, diante do preço e tempo exigido para a troca.
É possível, ainda, que você mesmo verifique o estado do filtro de ar,, já que alguns manuais trazem instruções detalhadas do procedimento. Então, não deixe de consultar o seu.
A maioria dos manuais prevê a quilometragem de substituição entre 10 mil e 20 mil quilômetros rodados.
Todavia, é preciso considerar o trajeto habitual do veículo, reduzindo essa marca caso o percurso seja essencialmente em ambiente rural ou região de minério. Para esses casos, especialistas sugerem a redução da quilometragem pela metade prevista ou, pelo menos, por volta dos 7.500 quilômetros rodados, caso a recomendação do fabricante seja de substituição a cada 10 mil.
Filtros de combustível
Outro destaque entre os filtros presentes em um carro é o de combustível. Como o próprio nome indica, ele é o responsável por separar as impurezas do álcool, gasolina ou diesel antes que o combustível penetre na câmara de combustão para a queima. Posicionado entre o tanque e a bomba de combustível, ele separa as partículas que eventualmente sejam incorporadas no combustível durante seu armazenamento e transporte, como fuligem, poeira e resíduos, garantindo a pureza da substância antes mesmo de chegar aos bicos injetores.
Com o tempo, a malha do filtro de combustível começa a se desgastar e, com o acúmulo de impurezas, a passagem de combustível é obstaculizada e a filtragem de partículas prejudiciais diminui em eficiência.
Se a troca do filtro não acontecer as impurezas acabam comprometendo não só a bomba de combustível mas todo o sistema de injeção, com consequente redução da eficiência do veículo, aumento da poluição e do risco de comprometimento de peças essenciais ao funcionamento do motor.
Mecânicos apontam como sinais comuns de problemas no aporte de combustível as falhas na aceleração quando o veículo circula em marcha lenta ou em arrancadas. Então fique atento aos prazos de substituição previstos no manual e não se esqueça: o preço da manutenção preventiva é sempre muito inferior aos gastos com conserto de peças vitais.
O prazo previsto para troca de filtros de combustível é, em média, a cada 20 mil quilômetros rodados.
Filtro de óleo motor
Normalmente, o filtro do óleo motor é o que os proprietários mais se preocupam, substituindo-o junto com a troca de óleo programada, no período correto indicado nos manuais.
Sua função é, basicamente, separar do óleo as partículas e impurezas derivadas da combustão e da fricção das peças em funcionamento no motor.
Há algum tempo a recomendação de substituição do filtro a cada duas ou três trocas de óleo vem sendo contestada e, atualmente, muitos especialistas já recomendam a troca simultânea, para melhor proteção das peças do motor. Com o tempo a filtragem fica prejudicada e óleo acaba excessivamente contaminado, provocando o desgaste acentuado dos pistões, cilindros, anéis e válvulas do motor.
Portanto, não deixe de aproveitar as trocas de óleo, realizadas normalmente a cada 10 mil quilômetros rodados ou 6 meses, para substituir também o filtro.
Filtro de ar condicionado
Entre os filtros presentes em um carro, este é o único que se liga diretamente à saúde dos ocupantes da cabine sendo, portanto, especialmente importante.
É o filtro de pólen ou filtro de ar condicionado que previne que partículas de sujeira e odores da rua e, até mesmo, fungos e bactérias cheguem aos ocupantes do carro.
Quando o filtro já está completamente impregnado de sujeira, a circulação e o aporte de ar ficam prejudicados, favorecendo a proliferação de fungos e bactérias que podem provocar doenças respiratórias.
O sinal mais comum de que o momento da troca do filtro já passou é a diminuição da eficiência em resfriamento: quando inesperadamente é preciso aumentar muito a velocidade do ar para o resfriamento. Outro indicativo é o mau cheiro no interior do veículo ou quando se liga o aparelho.
Alguns manuais trazem a marca dos 10 mil quilômetros rodados como prazo adequado à substituição do filtro de ar condicionado, mas esse prazo pode diminuir de acordo com os hábitos de circulação do veículo.
Como os próprios manuais advertem, o prazo cai para metade para os casos de veículos utilizados predominantemente em estradas poeirentas, arenosas, lamacentas ou em condições severas de uso (reboque, táxi, entrega de porta em porta, etc.) ou em caso de longa inatividade do mesmo.
Portanto, fique atento às indicações previstas no seu manual e não se descuide, especialmente desse filtro, já que ele pode influenciar o seu estado de saúde.
Conheça o portal de veículos do Grupo Lider. Curta nossa página no facebook.