Tempo de leitura: 3 minutos
Há quase cem anos, a Ford foi a primeira montadora automobilística a se instalar no país. Dedicada, inicialmente, à importação dos modelos produzidos no exterior, a Ford do Brasil foi a segunda filial da montadora na América Latina, logo após a instalação de filial na Argentina.
No começo, em 1919, a Ford do Brasil contava apenas com 12 funcionários que, trabalhando em um depósito de 2 andares na rua Florêncio de Abreu, centro da capital paulista, iniciaram a produção, ainda sem linha de montagem, do automóvel T e do caminhão Ford TT.
Depois de vender mais de 2.400 automóveis no primeiro ano, as instalações foram transferidas para um ringue de patinação na Praça da República, em 1920, terminando, finalmente, no ano seguinte, em estrutura industrial, na rua Solon, do bairro Bom Retiro.
O sucesso do modelo T foi tamanho que, em 1924, o carro estabeleceu o primeiro record de vendas da filial, com o expressivo número de 24.250 unidades, superado apenas na década de 60, com o lançamento do Ford Corcel.
Após a Segunda Guerra Mundial e a retomada da produção industrial de veículos comerciais, a Ford ressurge com força total, inaugurando mais uma fábrica em 53, no bairro Ipiranga. Com produção diversificada, a nova fábrica se tornou a mais moderna instalação industrial automobilística da época. Modelos americanos e europeus, caminhões, tratores e chassis de ônibus eram todos produzidos na unidade.
Em 55, surgem as primeiras cabines de picapes e caminhões feitas com aço de Volta Redonda, marcando o início do programa de nacionalização da produção da Ford.
Esse processo finalmente se completou em 67 quando surgiu o primeiro automóvel verdadeiramente brasileiro, o Galaxie 500, com o motor V8 272 de 4,5 litros que rendia 164 cavalos. Com câmbio de três marchas o carro apresentava conjunto mecânico e de suspensão robusto e seguro, sem perder o rolar confortável.
Depois de adquirir o controle acionário da Willys Overland a Ford herdou um projeto de automóvel de médio porte que, após sofrer inúmeras modificações, deu origem ao automóvel de maior produção na história da filial brasileira, o Corcel, lançado em 1969. Sua segunda versão, Corcel II, lançado em 78 é considerado, até hoje, pela própria montadora, o maior sucesso da Ford no Brasil.
Muitos outros modelos marcaram a história, como o Mustang, Mercury, Lincoln, Del Rey etc. Recentemente, a Ford conquistou mais uma marca importante: o primeiro carro totalmente híbrido comercializado no Brasil, o Fusion Hybrid que, inclusive é um dos atuais carros presidenciais do país, doado em 2011.
Retrato atual
Fábrica da Ford no Brasil
4 unidades:
- Camaçari
250 mil veículos por ano. 912 veículos por dia. 1 veículo a cada 80 segundos. - São Bernardo do Campo
Planta São Bernardo do Campo, no estado de São Paulo, dedica-se à manufatura de veículos automotores, da estamparia à montagem final. - Tatuí
É no seu Campo de Provas, localizado em Tatuí (SP), que a Ford testa todos os seus veículos. - Taubaté
A 130 km da capital paulista, a fábrica da Ford em Taubaté é uma das pioneiras no Brasil.
Lista de modelos
Hatches:
- Ka
- Focus Hatch
- New Fiesta Hatch
Fastbacks:
- Focus fastback
Sedãs:
- Ka+
- New Fiesta Sedan
- Fusion
- Fuion Hyrid
Suvs
- Ecosport
- Edge
Picapes:
- Nova Ranger
Rede de concessionárias Ford*
Total – 524
- Norte: 27
- Nordeste: 84
- Sudeste: 231
- Sul: 134
- Centro-Oeste: 48
*Dados: ANFAVEA (Anuário 2016)
Mini Galeria









Conheça o portal de veículos do Grupo Lider, acesse: www.carlider.com.br