Tempo de leitura: 5 minutos
Saber exatamente o que significa as luzes de alerta presentes no painel de instrumentos é uma dificuldade comum enfrentada pelos motoristas, especialmente se o carro possui muitos itens de tecnologia embarcada.
Cada ícone luminoso daqueles representa uma função específica presente no veículo, que abrange desde o simples alerta de porta aberta ao nível de pressão do óleo motor.
Normalmente, as luzes de alerta se ascendem quando a chave é virada na ignição e devem se apagar em seguida, após alguns segundos ou quando o motorista dá a partida. Se uma dessas luzes continuar acesa é sinal de problemas.
Alguns conhecimentos básicos sobre essas luzes podem ser cruciais para a prevenção de avarias graves ou comprometimento significativo da mecânica do carro. Pensando nisso, reunimos nesse post informações importantes que você não pode deixar de saber.
A cor importa
Antes de saber o que cada ícone significa é preciso compreender que cada cor diferente que você visualiza no painel tem uma relevância.
As luzes de alerta vermelhas são utilizadas para indicar as situações mais graves, emergenciais que demandam reparos imediatos e são, portanto, as mais relevantes.
Logo em seguida, as luzes amarelas alertam para problemas importantes, que devem ser sanados, mas não necessariamente urgentes.
Enquanto a recomendação para as luzes vermelhas é, de modo geral, parar o carro e esperar por um posicionamento do mecânico, as luzes amarelas apenas alertam para um possível defeito que pode se agravar com o tempo.
Já as outras cores, normalmente brancas, azuis e verdes, não se relacionam à problemas ou ao mal funcionamento de alguma peça, mas sim à execução de algum item de tecnologia embarcada ou funcionalidade. Na maioria dos carros, grande parte dessas luzes não se ascende com a virada da chave, como as vermelhas e amarelas, mas apenas quando alguma função é acionada.
Vejamos as luzes de alerta mais comuns.
Luzes de alerta vermelhas
Alerta de pressão do óleo do motor. Esse sinal indica que a pressão do óleo motor encontra-se baixa, prejudicando a lubrificação das peças do motor e a refrigeração deste.
Indica que a temperatura do líquido de arrefecimento do motor está muito alta ou que o sistema do líquido de arrefecimento do motor se encontra avariado.
Ascende-se quando o nível do fluido de freio está muito baixo ou o sistema de freio foi avariado. Também sinaliza o acionamento do freio de mão (estacionamento).
Alerta problemas com a bateria e o alternador.
Sinaliza defeitos no sistema de direção eletromecânica.
Indica quando algum dos ocupantes não está utilizando o cinto de segurança.
Alerta quando portas estão abertas ou mal fechadas.
Indica falhas de funcionamento no sistema imobilizador, possivelmente provocado por problemas no chip da chave remota, no próprio sistema de ignição, no módulo de injeção eletrônica ou nos cabos elétricos.
Avisa quando há sinais de falha no sistema do airbag, que poderá não funcionar em caso de acidente. Em alguns veículos essa luz é amarela.
Luzes de alerta amarelas
Indica possíveis falhas nos sistema de freios ABS ou no controle de tração e estabilidade. O problema, neste caso, pode estar em sensores, no sistema hidráulico ou até na unidade de comando.
Quando permanece acesa com o carro em movimento pode alertar para problemas com o controle de estabilidade eletrônico. O mesmo símbolo é utilizado, mas sem a palavra off, para indicar a atuação do sistema em manobras vigorosas.
Se essa luz permanece acesa é possível que haja problemas com o sistema de injeção eletrônica ou com o catalizador. É aconselhável procurar ajuda especializada o quanto antes.
Nos carros flex sem o tanquinho de gasolina essa luz se ascende para indicar que o sistema de partida aquecida entrou em funcionamento. Já nos que possuem o tanquinho, a luz se ascende para indicar que a gasolina está sendo usada para aquecimento do motor.
Monitor de pressão dos pneus. Se essa luz permanecer acesa ou se ascender durante o deslocamento será um indicativo de que pelo menos um dos pneus está com pressão significativamente diferente do recomendado.
Normalmente essa luz pisca quando está na hora do veículo fazer a revisão periódica. Para o mesmo alerta a montadora pode utilizar a palavra Inspection, INSP ou Service.
Acende quando o nível do reservatório de combustível chega ao volume reserva.
Outras luzes de alerta comuns
Assistente de partida em rampa funcionando. Essa luz normalmente não se ascende com o veículo em movimento, mas apenas quando a chave é virada na ignição, se apagando logo em seguida.
Essa luz de alerta normalmente fica verde quando o assistente de estacionamento (Park Assist) é ativado e amarela quando há algum mau funcionamento, seja no sistema ou nos sensores.
Avisa ao motorista quando a direção do veículo é econômica.
Acende-se quando o sistema regulador de velocidade é ativado. Em alguns veículos, pode ser representado pela palavra “Cruise”.
Avisa que os faróis foram ligados.
Sinaliza que o farol de neblina foi acionado. Em alguns modelos esse alerta é na cor amarela com os raios paralelos como o indicador de farol alto (abaixo).
Indicador de farol alto ligado.
Indica que o sistema desembaçador do vidro traseiro foi ligado.
Conheça o portal de veículos do grupo líder, acesse: www.carlider.com.br.