Tempo de leitura: 7 minutos
Entre os esportivos mais cobiçados do mercado está o VW Golf GTI.
Fabricado no Brasil, em São José dos pinhais, o hot hatch que esbanja potência e elegância não sai por menos de R$ 132 mil e ainda assim não encontra concorrentes.
Visual premium
Não é apenas a robustez do motor e o desempenho que deixam o Golf GTI extremamente atrativo, o conforto e o visual elegante, com desenho e linhas sóbrias, bem ao estilo alemão, também são diferenciais do modelo.
A dianteira tem para-choque e grade com estrutura em colmeia exclusivos, além dos característicos logotipo GTI e o aplique em vermelho que invade os faróis.
Na traseira a VW deixa de lado o nome Golf para reafirmar a marca GTI, com logo no lado esquerdo da tampa do porta-malas, pouco acima da saída de escape com ponteira dupla.
As rodas de liga leve Austin aro 18, com acabamento diamantado e o teto solar panorâmico deixam o carro ainda mais bonito.
Dentro do GTI, os bancos de tecido xadrez dão personalidade e reforçam a esportividade e o acabamento é diferenciado, com painel emborrachado e encaixes perfeitos, além de apliques em aço escovado, detalhes em preto brilhante e pontos de LED espalhados pela cabine.
Com o pacote Sport o interior passa a ter revestimento em couro reforçando a elegância do modelo, enquanto a iluminação ambiente (de série) nos pés, portas e retrovisores externos deixa o modelo ainda mais charmoso.
O espaço interno é muito bem aproveitado desde o lançamento da sétima versão, quando o carro passou a ter maior distância entre-eixos, comprimento e largura. Os razoáveis 2,63 metros de distância entre-eixos garantem um transporte confortável de três passageiros adultos enquanto, todavia, o túnel central elevado prejudica o passageiro sentado na posição do meio do banco traseiro.
Tudo que você queria num hot hatch
Com motor 2.0 TSI à gasolina que entrega 220 cavalos a 4.500 rpm, o Golf GTI tem desempenho emocionante, inigualável nessa faixa de preço.
Um torque líquido de 35,7 kgfm já a 1.500 rpm também é um diferencial do esportivo, garantindo respostas e retomadas rápidas e acelerações vigorosas, sem falar da arrancada de zero a cem em apenas 6,5s.
Basta acelerar um pouco para entrar na faixa de torque máximo, que praticamente se une ao regime de potência máxima, garantindo a melhor experiência ao volante.
O câmbio é automático, DSG Tiptronic de 6 velocidades.
Para toda essa potência, a frenagem deve ser compatível, digna de um hot hatch, e é isso mesmo que o carro entrega. Com freio a disco maiores, ventilados na dianteira para otimizar o resfriamento, o Golf GTI estanca dos 100Km/h em aproximadamente 36 metros.
A suspensão traseira multilink também é elogiável, oferecendo controle mais preciso dos movimentos da roda, já que conserva a melhor geometria de suspensão em todas as situações, algo indispensável para um esportivo desse calibre. A sensação ao dirigir é de uma suspensão mais firme, típica dos esportivos, porém sem baques e barulhos excessivos.
Tecnologia embarcada
Um dos motivos pelos quais o Golf GTI se destaca de concorrentes diretos é o recheado pacote de equipamentos e tecnologia embarcada de série.
A versão inicial já vem de fábrica com 7 airbags, incluindo um para o joelho do motorista; direção elétrica; controle de tração e estabilidade; ar-condicionado duas zonas; alerta de perda de pressão dos pneus; controle de cruzeiro; sistema start/stop; display multifuncional colorido com computador de bordo; além de sistema multimídia com tela touchscreen de 6,5 polegadas, com sensor de aproximação e Bluetooth e o volante multifuncional com shift paddles.
O GTI ainda conta com outros itens de conforto de fábrica como coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, sensores de chuva e crepuscular, espelho retrovisor interno antiofuscante automático (eletrocrômico), iluminação ambiente com ajuste de intensidade, dentre outros.
No pacote Exclusive (R$17.606,00), ainda são adicionados modo de seleção de condução, controle automático de distância e velocidade, monitoramento frontal com freio de emergência automático, sistema de acesso ao veículo sem uso da chave (aproximação) e botão para partida do motor, farol bixenômio com regulagem dinâmica de altura, dentre outros.
Já no pacote Premium (R$ 30.182,00) o Golf GTI ganha, além dos equipamentos do Exclusive, o sistema de proteção proativa dos ocupantes, que oferece assistência em situações críticas e pode reduzir as consequências em um acidente potencial; detector de fadiga; câmera de ré com acionamento automático e o Park Assist 2.0, que auxilia o motorista a estacionar ou sair de vagas apertadas, bastando que ele retire as mãos do volante e controle a velocidade das manobras executadas pelo sistema através dos pedais.
Dirigibilidade
A dirigibilidade do Golf GTI é invejável.
Além do desempenho típico dos esportivos e as facilidades que os hatches proporcionam no dia a dia, a direção eletromecânica progressiva é extremamente ágil, sem perder a sensibilidade. Isso é possível graças à cremalheira com dentes de inclinação variável que ficam mais próximos e rápidos à medida que o motorista esterça além dos 60º, garantindo uma experiência ao volante extremamente agradável.
Com o pacote Exclusive as modalidades de direção são ampliadas para além do convencional, contando com o modo esportivo, econômico e personalizado, sendo que neste são possíveis ajustes específicos de motor, câmbio e direção pelo motorista.
Durante a noite, os faróis bi-xenônio se ascendem automaticamente e a regulagem dinâmica direciona o feixe de luz conforme o movimento do volante.
Em caso de chuva, os limpadores de para-brisa também são acionados pelo sistema automaticamente, garantindo a manutenção de boa visibilidade.
Já a função de detecção de fadiga analisa parâmetros determinados como o comportamento de direção, uso do pedal e aceleração lateral para alertar a diminuição de concentração do motorista.
A ergonomia é muito bem trabalhada. O banco “abraça” o ocupante e, com o pacote Sport (R$ 5.233,00), é possível ajustar a altura e o apoio lombar do banco do motorista até a posição perfeita de dirigir.
Versões do Golf GTI e preços
- Entrada: R$ 130.250,00
- Exclusive: R$ 149.856,00
- Premium: R$ 162.432,00
Os mimos do pacote Sport adicionam R$ 5.711,00 ao valor total.
Ficha técnica
- Motor: Dianteiro, transversal, 4 cil. em linha, 16V, comando duplo, injeção direta, gasolina
- Cilindrada: 1.984 cm³
- Potência: 220 cv a 4.500 rpm
- Torque: 35,7 kgfm a 1.500 rpm
- Câmbio: Automático DSG Tiptronic com 6 marchas
- Direção: Elétrica
- Suspensão: Independente McPherson (dianteira) e multilink (traseira)
- Freios: Discos ventilados (diant.) e discos sólidos (tras.)
- Pneus: 225/45 R17 ou 225/40 R18 no pacote Sport.
- Comprimento: 4,26 m
- Largura: 2,02 m (com espelho)
- Altura: 1,45 m
- Entre-eixos: 2,63 m
- Tanque: 50 litros
- Porta-malas: 338 litros
- Peso em ordem de marcha: 1.368 kg
Conheça o portal de veículos do Grupo Lider, acesse: www.carlider.com.br
Galeria: