Tempo de leitura: 5 minutos
Espaço, conforto e equipamentos são os itens mais avaliados ao buscar um carro para a família.
Mas antes de considerá-los é preciso determinar que tipo de veículo ou segmento se adéqua melhor às suas necessidades.
Neste post tratamos dos segmentos mais indicados aos itens de conforto indispensáveis ao carro para a família. Saiba tudo.
Segmentos mais buscados
Entre os segmentos mais buscados pelas famílias se encontram minivans, monovolumes, peruas (SW), SUVs e sedãs grandes.
Além de robustos e espaçosos, esses segmentos são confortáveis e, normalmente, melhor equipados, aliando o conforto e desempenho que as famílias desejam, sem descuidar da segurança e confiabilidade que elas precisam.
Como já abordamos em outras oportunidades sobre os SUVs e sedãs, resta comentar um pouco sobre que são minivans, monovolumes e peruas (SW)
Minivans, monovolumes e SWs
A minivan é um tipo de veículo com formato similar à van, com maior aproveitamento do espaço vertical, mas projetadas para uso particular. Mais altas do que sedãs, hatches e SWs, elas podem apresentar de quatro a nove lugares, sendo, por isso, muito indicadas para famílias grandes. Um exemplo de minivan é a Chevrolet Spin.
Os monovolumes também aproveitam bem o espaço vertical e ganham essa denominação porque sua carroceria não se divide, apresentando unidade de estrutura para acomodar tanto o compartimento para o motor, como a cabine de passageiros e o porta-malas. São exemplos de monovolumes o Honda Fit, o Fiat Idea e o Citroën Aircross.
Enquanto isso, as peruas ou Station Wagons são modelos com cabine estendida até o porta-malas, com grande aproveitamento horizontal, apresentando dois volumes, isto é, compartimento do motor e um volume composto de cabine e porta-malas que, geralmente, envolve a janela traseira. São exemplos de SW Fiat Palio Weekend e o VW SpaceFox.
Conforto e praticidade
O conforto das minivans, monovolumes, SWs e SUVs é realmente superior, já que os modelos apresentam, em geral, maior altura e distância entre-eixos, influenciando o nível de elevação dos assentos e permitindo que os passageiros tenham melhor postura e maior espaço para as pernas.
A praticidade desses tipos de veículo também é um atrativo para famílias maiores. Além do fácil acesso ao porta-malas de dentro do carro, apresentam portas maiores que permitem a instalação do bebê conforto de maneira mais fácil.
Outra vantagem é o número de assentos oferecidos, já que muitos possuem 7 lugares, comportando facilmente uma família com três ou quatro crianças, com espaço suficiente na cabine e bagageiro para malas, sacolas e brinquedos.
Com uma capacidade de carga maior, ao escolher o modelo é preciso ficar de olho na relação desempenho e eficiência energética, buscando um veículo com maior motorização, mas consumo aceitável e que não afete muito as despesas mensais. Um modelo que atenda a essas especificações será escolha ideal de um carro para a família.
Para além do espaço interno e de um porta-malas com maior capacidade, muitas outras características são buscadas por famílias ao escolher um carro.
Segurança, tecnologia embarcada e acessórios específicos para uma melhor vida à bordo são outras demandas comuns.
Segurança e tecnologia
Nos últimos anos, o número de mortes em acidentes nas estradas da Europa caiu drasticamente, mesmo com o aumento do tráfego de veículos. Segundo estudos, essa redução aconteceu em grande parte devido aos avanços tecnológicos em segurança veicular.
Em um carro para a família segurança deve ser prioritário.
Para não descuidar desse item, avaliar o número e a disposição de airbags, bem como a tecnologia de frenagem disponível são apenas dois dos itens importantes.
Além deles, vários outros elementos devem ser considerados, como, por exemplo, a avaliação do modelo nos testes do LatinNCAP, presença do controle eletrônico de estabilidade (ESC), alerta de colisão, travas de segurança nas portas traseiras, isofix e cintos com pré-tensionador.
A tecnologia embarcada também trabalha à serviço da comodidade e por isso, não deixa de ser um diferencial importante para famílias.
Sensores ou assistente de estacionamento, sistema start/stop, assistente de partida em rampa e sensores crepusculares podem fazer muita diferença no dia a dia.
Em se tratando de segurança e tecnologia, os sedãs grandes se destacam das demais categorias, sendo, todavia, em geral, mais caros.
Acessórios
Os acessórios também podem ser determinantes ao escolher um carro para a família, principalmente se eles se relacionam à ergonomia.
Ergonomia é a ciência das relações entre homem e máquina, levando em consideração características corporais, fatores ambientais e informações captadas pelos cinco sentidos, visando níveis de segurança e eficiência ideais na interação entre eles.
Desde de bancos com ajuste de lombar e volantes com regulagem de altura e profundidade até a localização de botões e cintos de segurança, todos esses elementos precisam ser posicionados de maneira a garantir ao motorista uma condução confortável e segura.
Apesar da ergonomia ser normalmente mais explorada em sedãs e veículos de padrões elevados como os premium é possível encontrar algumas exceções pontuais nas outras categorias.
Fazer um test drive é a melhor maneira de se certificar se o carro é confortável e ergonômico.
Uma última dica é observar itens práticos como porta-copos e objetos e, até mesmo, presença de mesa retrátil para o banco traseiro.
Conheça o portal de veículos do grupo líder, acesse www.carlider.com.br