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Os pneus, juntamente com os sistemas de freio e direção, são os principais componentes de segurança de um veículo.
Pneus gastos e inadequados ao terreno e ao carro colocam em risco as vidas de motoristas e pedestres.
Segundo estimativas da Polícia Rodoviária Federal, cerca de 20% dos acidentes nas estradas ocorrem em função de carros mal conservados e com pneus desgastados.
Para não se descuidar da segurança, assim que o desgaste dos pneus ficar aparente é preciso trocá-los, e isso ocorre muito antes da perda total dos sulcos.
Mas como saber a hora certa da troca? Fácil: analisando o TWI (Indicador de Desgaste da Banda de Rodagem).
TWI
O artigo 4º da Resolução 558 de 23/04/80 do CONTRAN proíbe a circulação de veículos equipado com pneus cujo desgaste da banda de rodagem tenha atingido os indicadores (TWI) ou cuja profundidade remanescente da banda de rodagem seja inferior a 1,6 mm.
Todos os pneus comercializados no Brasil possuem, portanto, indicador de desgastes. Normalmente ele é um filete de borracha transversal que fica entre os sulcos maiores do pneu e que indicam a hora da troca quando o sulco diminui em profundidade permitindo que o asfalto encoste nele.
O pneu pode ter, ainda, um segundo indicador, na faixa lateral, composto por marcações e frisagens que sinalizam o momento da troca quando o desgaste dos sulcos na banda de rodagem chega até elas.
Os dois indicadores auxiliam a análise de pneus que apresentem desgaste desigual, comum à circulação sem prévio alinhamento ou sem calibragem regular.
Cuidados básicos com pneus
São cuidados básicos para manter a durabilidade do conjunto e a segurança da rodagem o alinhamento das rodas, o rodízio periódico e adequado dos pneus, a calibragem regular (pelo menos quinzenal), além da checagem constante de bolhas, cortes, furos ou quaisquer anomalias que possam prejudicar a aderência.
Na hora de comprar, procure respeitar as instruções dos manuais e prefira marcas e modelos aprovados pelo INMETRO. A partir de outubro desse ano, todos os pneus comercializados no Brasil serão etiquetados com três critérios de eficiência: resistência ao rolamento, aderência no molhado e ruído externo. Com essas novas informações, a etiquetagem vai facilitar muito a escolha pelo melhor conjunto.
Pneus novos não são baratos, mas se trocados de forma planejada com o orçamento evitam surpresas desagradáveis e, mais importante, riscos desnecessários.
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