Tempo de leitura: 3 minutos
Após analisar críticas recorrentes do consumidor e da imprensa especializa, a Toyota apresenta o Etios 2017 com motor nacional, novo painel de instrumentos e câmbio automático.
Os pontos fortes do Etios são, sem sombra de dúvidas, dirigibilidade e economia. Neste ano o modelo passou por reformulações que acentuaram ainda mais essas qualidades.
O motor, nacionalizado, ganhou, além de reforços no bloco e adoção de sistema de partida a frio sem tanque especial de gasolina, um novo sistema de admissão e escape da câmara de combustão. O acionamento das válvulas que era direto, feito por tuchos mecânicos, agora possui balancins roletados e tuchos hidráulicos, apresentando, como consequência, melhor desempenho e menor consumo.
Com as mudanças, a potência do motor 1.3 aumentou de 90/84 cavalos para 98/88 e a do 1.5 de 96/92 para 107/102 cavalos.
A suspensão também passou por alterações, para privilegiar o conforto, enquanto a direção elétrica foi reprogramada para ficar mais rápida e direta.
Mas, talvez, a maior novidade do Etios 2017 seja a transmissão automática disponível para todas as versões por R$ 3.500, de quatro marchas. Com sistema inteligente, ela detecta e responde às variações de inclinação do terreno, mantendo a rotação do motor elevado quando necessário, e às necessidades do motorista, entregando desempenho ou economia.
A transmissão manual também sofreu modificações e passou de cinco para seis marchas.
As críticas mais comuns ao Toyota sempre se relacionaram ao estranho painel de instrumentos, falta de tecnologia embarcada, além do acabamento interno e visual.
Buscando atender às observações dos consumidores e imprensa especializada, o Etios 2017 possui novo painel de instrumentos, totalmente digital, formado por duas telas com gráficos atualizados que melhoraram em muito a leitura. Outra novidade é o computador de bordo, equipado de fábrica, que informa dados de consumo, inclusive o valor pago no combustível por quilômetro rodado.
No acabamento, o modelo ganhou mantas no assoalho e portas e vidros mais espessos para diminuir o ruido na cabine. No banco traseiro, apoios de cabeça, cinto de três pontos na posição central e sistema Isofix foram instalados.
O modelo é equipado, ainda, com iluminação clear blue, volante multifuncional e piloto automático, à exceção da versão de entrada.
Nas versões especiais, outros itens de comodidade e acabamento foram incrementados. Na XS White Pack, as diferenças são sensor de estacionamento, friso lateral e tapete de porta-malas . Já na Platinum, disponível apenas para o Etios sedã, o modelo é equipado com sistema multimídia (áudio, TV digital, DVD, GPS e câmera de ré), rodas de liga leve aro 15” com design exclusivo, máscara negra nas lanternas traseiras e faróis de neblina com moldura cromada.
Apesar desse salto qualitativo, o acabamento interno e o visual ainda podem melhorar. Mesmo com a inclusão de novos materiais, a predominância do plástico rígido na cabine permanece, assim como a falta de um capricho a mais na montagem dos elementos.
O visual também permanece o mesmo, sem qualquer reestilização, nem mesmo um facelift e, por enquanto, não há previsão de mudanças.
Confira abaixo as versões e preços*.
ETIOS HATCH
- X 1.3 – R$ 42.550
- XS 1.5 – R$ 46.490
- XS WHITE PACK 1.5 – 47.780
- XLS 1.5 – R$ 52.050
ETIOS CROSS
Cross 1.5 – R$ 57.395
ETIOS SEDÃ
- X 1.5 – R$ 46.390
- XS 1.5 – R$ 49.190
- XS WHITE PACK – R$ 50.560
- XLS 1.5 – R$ 55.030
- Platinum 1.5 – R$ 57.230
* Preços divulgados no site. Data: 27/04/2016.
Quer saber mais sobre o portal de veículos do Grupo Líder, acesse: www.carlider.com.br