Tempo de leitura: 4 minutos
Na contramão da crise, a categoria dos carros premium foi uma das únicas que apresentou crescimento em 2015 e continua com bom desempenho neste ano. Marcas clássicas como Audi, Mercedes e BMW continuam arrancando suspiros dos brasileiros e vendem bem.
A seguir, os 10 mais vendidos em Março de 2016:
1º Lugar: Audi A3 Sedan, 620 unidades vendidas.
Fabricado no Brasil desde o final do ano passado, o Audi A3 Sedan já se confirmou como um dos veículos premium mais cobiçados no país.
Dentre as inovações nacionais estão as opções de motor flex, transmissão Tiptronic com conversor de torque e 6 marchas e a nova estrutura de suspensão que passa a adotar eixo de torção e molas maiores.
O Sedan de luxo é disponibilizado nas versões Ambiente, 1.4 Turbo FSI Flex com potência de 150 cavalos, torque de 25,5 Kgfm e transmissão Tiptronic, e Atraction, 2.0 Turbo FSI, gasolina, com potência de 220 cavalos, torque de 35,6 Kgfm e transmissão S tronic.
Aliando desempenho, conforto e bom custo-benefício em relação aos concorrentes, não é à toa que o A3 Sedan é a principal escolha da categoria premium.
2º Lugar: Audi Q3, 446 unidades vendidas.
Dobradinha da Audi no período, o Q3 aparece em segundo lugar dos carros premium mais vendidos.
Estreando neste ano as versões Atraction e Ambiente com novo motor 1.4 turbo FSI, gasolina, de 150 cv de potência, tração dianteira, o Q3 também passou por pequenas mudanças no visual.
Na dianteira, elas ficaram marcadas pelo desaparecimento do farol de neblina e o aumento das bordas cromadas da grade, o que deixou o modelo com aparência mais robusta. Já na traseira a novidade é o elegante desenho em LED nas lanternas.
O reestilização parece ter agradado com reflexo positivo nas vendas.
3º Lugar: Discovery Sport, 408 unidades vendidas.
O novo Discovery Sport é utilitário que cumpre a promessa de versatilidade.
Além da conhecida qualidade na tração 4×4 e ótimo desempenho em terrenos diversos, o SUV médio da Land Rover esbanja conforto e espaço interno.
Os conhecidos padrões de acabamento e ergonomia dos premium encontram, ainda, no Discovery, um ótimo conjunto de equipamentos e tecnologia embarcada. São 7 airbags, controle eletrônico de tração, estabilidade de rolagem de carroceria, assistente de partida em rampa e o sistema de resposta ao terreno, com 5 modulações.
Comparado com concorrentes diretos, as versões a diesel oferecem relação custo-benefício extremamente atraente e certamente por isso o Discovery Sport figura no top 3 dos mais vendidos.
4º Lugar: Mercedes Classe C, 351 unidades vendidas.
Com fábrica em Iracemápolis (SP) inaugurada em março deste ano, a Mercedes agora engrossa a lista de montadoras de carros premium com produção no Brasil.
O primeiro modelo a sair da nova fábrica está no nosso quarto lugar, o Classe C.
Além do design luxuoso, acabamento e ergonomia típicas de um Mercedes, o Classe C também conserva os altos padrões em dirigibilidade e motorização.
Disponível em três versões principais, é possível escolher entre motor 1.6 turbo de 156 cv de potência na versão de entrada (C 180), 2.0 turbo de 184 cavalos e torque de 30,6 Kgfm na versão intermediária (C 200) ou 2.0 turbo com 211 cavalos de potência e torque de 35,7 Kgfm na versão top de linha C 250 Sport.
Todas as versões possuem câmbio automático de sete marchas e o sistema DYNAMIC Select que permite ao motorista optar entre várias configurações de regulagem, adaptando a rodagem do novo Classe C às condições momentâneas de uso e à sua preferência.
5º Lugar: BMW 320, 281 unidades vendidas
A Série 3 da BMW representa quase metade das vendas da montadora no Brasil e, dentre seus modelos, o de maior destaque é o 320i Active Flex. Líder de vendas na categoria Sedans Grandes no ano passado, o 320 foi o quinto premium mais vendido do Brasil em março.
Os motores da Série 3 contam com tecnologia BMW EfficientDynamics que prometem aumento na entrega de potência com menor consumo de combustível e emissões de CO2. Especificamente no 320i, o motor entrega 184 cv e 270 Nm de torque, alcançando os 100 km/h em 7,3 segundos.
Já na sua 6ª geração, as mudanças no visual do 320 foram pequenas, sendo que a mais perceptível a dos faróis em LED, que passaram a ter dupla auréola. Já no interior, a novidade é o sistema de navegação com gráficos em 3D com atualização gratuita por 3 anos, além dos detalhes cromados nos botões e saídas de ar.
6º Lugar: Mercedes GLA, 272 unidades vendidas.
7º Lugar: Audi A1, 196 unidades vendidas.
8º Lugar: Land Rover Evoque, 179 unidades vendidas.
9º Volvo XC60, 165 unidades vendidas.
10º Mercedes GLC, 99 unidades vendidas.
Para conhecer mais sobre o portal de veículos do Grupo Líder, acesse: www.carlider.com.br